Compartilhe
 

Com apoio logístico da ABES, polícia do Distrito Federal apreende equipamento com cópias ilegais de programas de computador
 
Na última terça-feira, dia 23 de setembro, uma ação policial de combate à pirataria de software em Brasília (DF), comandada pelo Dr. Luiz Henrique Sampaio, delegado titular da Delegacia de Combate aos Crimes Contra Propriedade Imaterial do Distrito Federal, abordou uma revenda de informática e apreendeu 01 USB flash drive contendo cópias ilegais de programas de computador.
 
“Embora o número da apreensão seja pequeno, autoridades policiais têm se concentrado em conter o poder de proliferação de cada mídia (que pode ser facilmente copiada e multiplicada) e não apenas no volume do material suspeito”, comenta Jorge Sukarie, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), entidade que oferece apoio logístico às autoridades policiais nessas operações de busca e apreensão em várias regiões do Brasil.
 
47% dos PCs já saem das lojas de informática pré-infectados
 
Recente estudo da IDC, divulgado em março deste ano, revela que cerca de 47% dos computadores adquiridos em revendas de informática no Brasil são já “pré-infectados”, com “malwares”, incluindo “Trojans” e outros vírus poderosos. “O consumidor deve ficar atento e solicitar o comprovante das licenças de software instaladas no seu computador. Isso porque, em muitos casos, essas lojas vendem os equipamentos com programas de computador pirata já instalado, sem que o consumidor desconfie que esteja sendo lesado”, destaca Sukarie.
 
Concorrência Desleal
 
De acordo com o estudo da BSA – The Software Alliance em parceria com o IDC, o Brasil sofre um prejuízo de US$ 2,848 bilhões com a pirataria, que retira 20 mil postos de trabalho anualmente no país. Para a ABES, ao infringir o direito autoral, as revendas de informática promovem a concorrência desleal no mercado em que atuam, e podem responder criminalmente com uma pena que pode variar de seis meses a dois anos de reclusão ou sofrerem indenização com valores que chegam a três mil vezes o preço de cada programa usado ou reproduzido.
 
Denúncias Anônimas
 
A ABES, em parceria com a BSA – Business Software Alliance, desenvolveu um portal de Denúncias Anônimas contra a pirataria de software, disponível no endereço eletrônico  http://www.denunciepirataria.org.br/. “Também mantemos no portal um aplicativo gratuito nas plataformas Android e iOS”, completa Sukarie. 

acesso rápido

pt_BRPT