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Alexandre Martins fala da importância estratégica do media analytics

A Orbiit, associada da ABES, foi fundada por sócios que atuam em auditoria de imagem há mais de vinte anos, mensurando o alcance das notícias da mídia impressa a partir de meticulosas ponderações atribuídas aos veículos e aspectos da cobertura jornalística. Com a consolidação da mídia online, a empresa, lançada em 2013, veio para oferecer um novo produto ao segmento de comunicação: o media analytics, por meio de uma plataforma que consegue mensurar as notícias em pageviews, ou seja, a audiência de cada notícia online, em tempo real. “Isso traz um grau de precisão infinitamente mais seguro para a elaboração de estratégias de comunicação das empresas”, garante o diretor Alexandre Martins, que concedeu uma entrevista ao Portal ABES.  
 
Como surgiu a ideia de empreender no segmento de Business Intelligence (BI) direcionado ao segmento de comunicação (media analytics)?
Como sempre, a ideia surge da necessidade. Nós estamos atendendo a uma carência das empresas no entendimento da nova comunicação a partir do estabelecimento da mídia online. Nós – a sociedade – ainda estamos desvendando essa realidade em tempo real. Para se entender como isso influencia e transforma a opinião pública, temos que trabalhar com uma grande quantidade de dados precisos e, naturalmente, utilizar as melhores práticas de BI.
 
Como está a receptividade dos serviços da Orbiit no mercado nacional?
Está sendo muito boa. Há muito tempo o mercado está carente de novidades, principalmente as que funcionam. Mesmo que sejamos conhecidos na área da comunicação corporativa, tivemos que cumprir todas as etapas para a implementação dessa inovação a um mercado muito atrasado. Grandes empresas, como Natura, por exemplo, perceberam as utilidades dessa tecnologia e já nos contrata. Unimed, Diageo, Itaú Cultural, entre outras empresas e agências de comunicação, além de personas – como atores, políticos, empresários e esportistas -, também utilizam a plataforma. Depois de vinte anos ouvindo o mercado, trouxemos o que sempre pediram: um produto preciso, ágil (tempo real), cujos resultados fossem de simples entendimento (audiência) e com um bom preço (ainda não há nada mais competitivo no mercado).
 
Pode citar algum case realizado e/ou os principais clientes?
Recentemente, mais precisamente entre julho e outubro de 2014, coordenamos a área de comunicação digital (notícias online e redes sociais) da candidatura de Beto Richa (PSDB) ao governo do estado do Paraná. Foi uma experiência inovadora em campanhas eleitorais, no mundo digital e na comunicação como todo. Unimos e analisamos informações sobre as audiências das notícias, as reações das informações nas redes sociais e ainda verificamos como isso impactou a opinião pública em pesquisas qualitativas permanentes. Com isso, tínhamos informações muito precisas o tempo todo, em tempo real. O ‘ROI’ disso foi que pegamos o candidato com 34% das intenções de voto e o elegemos no primeiro turno com 55%.
 
A empresa recebeu algum aporte de capital de investidores?
Ainda não. Mas são bem-vindos. Temos estudado propostas, pois, estamos crescendo incessantemente, principalmente pela conquista de novos clientes. E, com estes, um bom crescimento na quantidade de serviços que podemos oferecer a partir das informações geradas pela plataforma (media analytics).  
 
Quais são as estratégias para o crescimento?
Só há uma estratégia possível para manter o crescimento: não parar um minuto sequer. Já estamos em fase final de desenvolvimento da nova versão do software que, além das audiências das notícias, ofereceremos também o perfil dessa audiência. É isso que o mercado quer saber e vai comprar. Trata-se de demanda. A notícia boa é que ainda há muito espaço nesse mercado, principalmente no que diz respeito de tecnologias/softwares.
 
Como avalia a evolução das tecnologias/softwares para que a Orbiit conquiste novos clientes?
A Orbiit quer colaborar na conquista de muitos negócios para todas as empresas que a cerca, mesmo para as distantes. Veja, temos um software exclusivo mundialmente, totalmente open source, com desenvolvimento 100% brasileiro. Isso nos alegra muito porque mostra que temos recursos e conhecimento necessários para inovar. O permanente desenvolvimento da plataforma, agregando mais informações relevantes faz com que a chegada de novos clientes também não cesse. Com o Media Analytics rodando plenamente, já estamos em fase final de desenvolvimento de mais uma etapa do trabalho. Além de medir as audiências das notícias saberemos também o perfil dessa audiência, com detalhes. Trata-se de uma informação muito relevante aos profissionais de comunicação e de marketing. É muito significativo.
 
Outras considerações que quiser acrescentar. 
Uma curiosidade é que, depois de vinte anos, somos filiados a Abes e não mais à Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), mesmo que ainda filiados à Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).
 
 
Os talentos da Orbiit
 
Alexandre Martins é jornalista, pesquisador e sociólogo. Expert em análise de imagem na mídia, há 20 anos atua no segmento da comunicação corporativa. Foi desenvolvedor de negócios da PR Newswire, foi sócio da MídiaB Comunicação e Software e diretor de pesquisas em mídia do pioneiro Instituto Brasileiro de Estudos de Comunicação (IBEC) e criador da auditoria de imagem.
 
João Abramo é um profissional que acumula sólidos conhecimentos em comunicação e tecnologia da informação. Analista de sistemas sênior com mais de 20 anos de experiência, foi sócio da MídiaB Comunicação e Software e diretor de tecnologia para a América Latina na PR Newswire. Concebeu, gerenciou e implantou diversos sistemas complexos e sites, tais como o Sistema de Informação e Gestão Ambiental da COSIPA, o Projeto Excelências, na Organização Transparência Brasil e o site José Bonifácio: Obra Completa.
 
José Luciano é especialista em banco de dados e pós-graduando em Business Intelligence pela Faculdade Impacta. Foi gerente de tecnologia para América Latina na PR Newswire, trabalhou como coordenador de informática na Sindescola e atuou em projetos sociais como o Instituto da Qualidade e Formação do Trabalho (IQFT), que tinha por objetivo atender a população de baixa renda. Com 16 anos de experiência em tecnologia, hoje atua como especialista, consultor e pesquisador nas áreas de ciência de dados e web semântica.

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