Compartilhe

Iniciativa traça panorama das desenvolvedoras de software


O Projeto Inovar (www.inovar.pro.br) lançou uma plataforma online que permite às empresas desenvolvedoras de software brasileiras avaliar como estão em relação a seus competidores. O serviço gratuito de benchmarking cobre diferentes aspectos, incluindo desempenho do negócio, inovação, competências técnicas e gerenciais, perfil do gestor e ambiente de trabalho, entre outros. Além de ajudar as empresas de software nacionais a se tornarem mais competitivas, o projeto tem por objetivo prover subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam de fato às necessidades do setor.

Qualquer empresa desenvolvedora de software que tenha CNPJ e pelo menos quatro funcionários pode usufruir do serviço. Para isso, basta que seja feito um cadastro no site www.inovar.pro.br/participe  e que os gestores e colaboradores respondam a um breve questionário eletrônico. Assim que o participante finalizar o preenchimento do questionário, o sistema gera um primeiro relatório de benchmarking, comparando as respostas que ele deu com as dos demais participantes. Depois que a coleta de dados se encerrar, no final de maio, os organizadores do estudo planejam gerar relatórios de benchmarking mais detalhados e customizados para cada empresa participante.
 
OProjeto Inovar é coordenado por Valter Moreno, professor e pesquisador de Sistemas de Informação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e das Faculdades Ibmec. Valter é também Coordenador Geral de Pós-graduação Stricto Sensu das Faculdades Ibmec e professor visitante da German Graduate School of Business and Law (GGS), na Alemanha. Ele vem lecionando e desenvolvendo pesquisas sobre a gestão estratégica de recursos e capacidades organizacionais e de TI, com foco na geração de valor e competitividade para as empresas. Outra área de estudo tem sido a administração de processos de negócio e sua integração à gestão do conhecimento e da inovação.

Todas as informações coletadas são sigilosas. O projeto, sem fins lucrativos, é integralmente financiado pelo CNPq/CAPES e a FAPERJ. Além disso, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e Comissão de Ética em Pesquisa (Coep) da UERJ.

Para obter mais informações, visite o site do projeto INOVAR (www.inovar.pro.br) ou entre em contato com o Prof. Valter Moreno pelo e-mail: pesquisa@inovar.pro.br

acesso rápido

pt_BRPT