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Quase a metade das compras online são resultado de “showrooming”, uma tendência crescente na qual os consumidores avaliam os produtos na loja, mas realizam a compra pela internet. É o que apontou uma nova pesquisa da divisão de consultoria da IBM com 26 mil consumidores do mundo todo, apresentada durante a convenção 2013 da National Retail Federation. 
 
“Cada vez mais deverá haver uma interação entre o real e o virtual. É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final o comprou online devido, principalmente, a dois fatores: preço e conveniência”, comenta Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil.
 
A pesquisa revelou que os consumidores diversificando a maneira como adquirem produtos, tornando-se cada vez mais abertos a comprar tanto pela internet como na loja física. Embora mais de 80% tenham escolhido a loja para fazer sua última compra (exceto produtos de mercearia), apenas a metade está comprometida a voltar ao estabelecimento da próxima vez.
 
Na loja, é importante que os varejistas desenvolvam experiências digitais e disponibilizem aos vendedores a tecnologia necessária para armazenar dados da compra e perfil do consumidor. Já na internet, é preciso adaptar os websites para diferentes dispositivos, como tablets, smartphones, notebooks e desktops. “Os varejistas devem proporcionar uma experiência de compra positiva para que os clientes sintam-se satisfeitos e voltem a fazer novas aquisições. E a tecnologia é uma ferramenta imprescindível para ajudá-los a tomar decisões mais assertivas para o negócio”, acrescenta Padrón.
 
Como surgem as tendências
 
 
Medir o sentimento do público pode auxiliar os diretores de marketing das empresas de varejo a personalizar campanhas e serviços que atendam às necessidades de cada cliente. Hoje, as ferramentas de gestão de dados (analytics) podem ajudá-los a identificar o perfil de compra dos consumidores e formatar ofertas em tempo real que atendam os interesses dos clientes.
 
Nesse contexto, o conceito Birth of a Trend é uma prática que possibilita compreender as tendências online e que podem revolucionar uma indústria. Utilizando análise avançada de dados em meio a uma base de mais de meio milhão de mensagens contidas em redes sociais, blogs e sites de notícias, a IBM pode rastrear o avanço de tendências de cunho sociocultural nas dimensões geográfica e cronológica.
 
Soluções de analytics também podem ser usadas para identificar porque os consumidores que antes visitavam as lojas estão mudando para as compras online, para que os varejistas possam agir e fazer os ajustes necessários. Os pesquisadores da IBM vêm trabalhando em invenções que melhorarão a experiência, tanto dentro da loja como fora dela. Este mês, a IBM anunciou que foi a companhia número um em registro de patentes em 2012, o que determina o 20° ano consecutivo em que a companhia se consagra como a mais inventiva do mundo. As patentes 2012 da IBM incluem invenções no campo do varejo, até uma patente que permitiria aos consumidores identificar um produto utilizando apenas uma foto, e uma patente para possibilitar aos varejistas captar em 3D o movimento de um consumidor que percorre a loja, para lhe oferecer uma experiência de compra mais personalizada.
 

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