Compartilhe

A Capgemini Consulting, divisão de consultoria em transformação e estratégia global do Grupo Capgemini, provedor global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, em parceria com o MIT Sloan Management Review, anunciou as principais conclusões do estudo Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative (Acolhendo a Tecnologia Digital: Um Imperativo Estratégico, em português), envolvendo mais de 1500 executivos de 106 países.
 
De acordo com o estudo, 78% dos entrevistados acreditam que a transformação digital será essencial para suas organizações nos próximos dois anos. Em companhias em que a transformação digital é um assunto permanente na agenda executiva, 81% consideram que trará vantagens competitivas a suas empresas. No entanto, 63% afirmaram que o ritmo dessa mudança é muito lento em suas instituições.
 
Entre os principais pontos do estudo estão:
 

  • Envolver a organização –  As prioridades voltadas à concorrência e a falta de competências digitais são os dois principais desafios para a execução. 
  • Alinhar a alta administração e fazer com que se comprometam com a transformação digital – A falta de urgência ou de identificar uma necessidade extrema foi a barreira organizacional mais citada. Além disso, apenas 36% dos altos executivos compartilharam sua visão de transformação digital com seus funcionários, mas os que compartilharam receberam apoio de 93% dos funcionários. 
  • Argumentar em favor da transformação digital – Cerca de metade das organizações criam negócios para justificar investimentos digitais. 
  • Implantar estruturas de governança adequadas – 40% afirmam que não possuíam práticas de governança formais para lidar com a transformação digital e apenas 26% usam KPIs (Key Performance Indicators – indicadores de desempenho, em português) para monitorar o progresso. 
"A situação mostra claramente que a liderança das empresas precisa agir. Os altos executivos têm um papel essencial para que a transformação digital aconteça, uma vez que apenas eles estão em posição de superar algumas das maiores barreiras, como o desenvolvimento e comunicação de uma visão e o direcionamento da mudança por meio de locais funcionais. As oportunidades para melhorar o desempenho da empresa por meio da transformação digital são claras, mas a execução é difícil. Entretanto, o único erro em termos de transformação digital é não tomar uma posição", comenta o vice-presidente sênior e líder de global da Capgemini Consulting, Didier Bonnet.
 
A pesquisa completa pode ser acessada em www.capgemini-consulting.com.

acesso rápido

pt_BRPT