A Capgemini Consulting, divisão de consultoria em transformação e estratégia global do Grupo Capgemini, provedor global de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, em parceria com o MIT Sloan Management Review, anunciou as principais conclusões do estudo Embracing Digital Technology: A New Strategic Imperative (Acolhendo a Tecnologia Digital: Um Imperativo Estratégico, em português), envolvendo mais de 1500 executivos de 106 países.
De acordo com o estudo, 78% dos entrevistados acreditam que a transformação digital será essencial para suas organizações nos próximos dois anos. Em companhias em que a transformação digital é um assunto permanente na agenda executiva, 81% consideram que trará vantagens competitivas a suas empresas. No entanto, 63% afirmaram que o ritmo dessa mudança é muito lento em suas instituições.
Entre os principais pontos do estudo estão:
- Envolver a organização – As prioridades voltadas à concorrência e a falta de competências digitais são os dois principais desafios para a execução.
- Alinhar a alta administração e fazer com que se comprometam com a transformação digital – A falta de urgência ou de identificar uma necessidade extrema foi a barreira organizacional mais citada. Além disso, apenas 36% dos altos executivos compartilharam sua visão de transformação digital com seus funcionários, mas os que compartilharam receberam apoio de 93% dos funcionários.
- Argumentar em favor da transformação digital – Cerca de metade das organizações criam negócios para justificar investimentos digitais.
- Implantar estruturas de governança adequadas – 40% afirmam que não possuíam práticas de governança formais para lidar com a transformação digital e apenas 26% usam KPIs (Key Performance Indicators – indicadores de desempenho, em português) para monitorar o progresso.
A pesquisa completa pode ser acessada em www.capgemini-consulting.com.