Compartilhe

 

O professor da Faculdade de Ciências, da Unesp em Bauru, João Paulo Papa, do Departamento de Computação, em conjunto com o professor Xin-She Yang, da Middlesex University – UK, publica o livro "Bio-Inspired Computation and Applications in Image Processing", traduzido em português como: Computação Bioinspirada e suas aplicações em processamento de imagens.
 
O livro, um dos poucos que tratam o tema tão especificamente, foi lançado pela Editora Academic Press e é voltado principalmente para as áreas de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica e Médica. Ele reúne o conhecimento das duas áreas diferentes para a resolução de problemas. São em torno vinte autores de todo o mundo envolvidos na colaboração da publicação.
 
A computação bioinspirada propõe resolver problemas de otimização baseados na natureza. “Esta técnica é mais fácil e simples de trabalhar, além de, em grande parte dos casos, ter resultados melhores”. “Um exemplo que podemos dar desta otimização na natureza, é no caso das colmeias de abelhas, que têm seus favos em formato hexagonal para guardarem o maior número de mel possível”, acrescenta.
 
Já o processamento de imagens estuda os problemas que utilizam as imagens, tratando-as, fazendo ficarem melhores e mais nítidas, para depois a inteligência artificial fazer a leitura. “Isto ocorre em um exame de mamografia por exemplo, o processamento de imagens vai fazer com que a imagem vista através do exame seja nítida e se verifique se existe algum nódulo ou não”, diz.
 
A publicação sugere o uso da computação bioinspirada para facilitar o processamento de imagens para depois inserir a inteligência artificial. Um exemplo disso é quando se tem uma placa de carro com as letras e números borrados, e com o uso das duas técnicas, consegue melhorar a nitidez para melhor visualização.
 
Para os interessados em adquirir o livro, basta entrar em contato por meio do e-mail papa@fc.unesp.br ou telefone: (14) 3103-6079, ramal: 7506.

 
 

acesso rápido

pt_BRPT