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Funcionários de vários países contribuíram no desenvolvimento de melhorias em instituições e órgãos públicos
 
Um time de profissionais da IBM, vindos de diversas partes do mundo (Estados Unidos, Reino Unido, China, Turquia, Austrália, África do Sul, Irlanda, Alemanha, Nova Zelândia, Vietnã, Holanda, Japão, Emirados Árabes, Polônia e Chile), esteve durante os meses de setembro e outubro nas cidades de Uberlândia e Joinville para compartilhar conhecimentos e experiências, visando elaborar propostas e estratégias para o desenvolvimento de instituições e órgãos públicos.
 
A iniciativa, chamada Corporate Services Corps (CSC), integra um dos programas mundiais da companhia, que tem como função auxiliar no desenvolvimento de órgãos e instituições locais. Durante 60 dias, trinta dias em cada cidade, o time de funcionários se dividiu entre as nove organizações para estudar o atual cenário e propor melhorias que pudessem contribuir com o processo de crescimento de cada uma delas, colaborando também para a formação de líderes com uma visão globalizada, sistêmica e integrada, dentro e fora da empresa. Além disso, o projeto visa contribuir para uma melhor gestão de questões críticas da sociedade, como desenvolvimento econômico, cidadania, educação e cultura, saúde e sustentabilidade.
 
Esta foi a primeira vez que o programa aconteceu em cidades de médio porte e contou com parcerias em secretarias públicas. Outra inovação desta edição foi a presença de um dos clientes da IBM, o banco JP Morgan Chase, que enviou quatro representantes para atuarem nos projetos em Uberlândia.
 
Na cidade, as instituições beneficiadas pela iniciativa foram: Ação Moradia, Instituto Politriz, Instituto Ipê Cultural, ONG Casa e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Já em Joinville, foram contempladas a Fundação Turística da Prefeitura Municipal, a Associação Projeto Resgate, o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região (Inovaparq) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).
 
“Os resultados apresentados nos deixaram muito animados e confiantes de que todas as organizações envolvidas conseguirão caminhar de forma mais organizada e com processos mais integrados, podendo, assim, conquistar sua autossustentabilidade.  Além disso, cada profissional também ganha muito, pois aprende com organizações que enfrentam desafios para gerir e executar  projetos com poucos recursos, mas que significam muito para as comunidades locais”, afirma Alcely Barroso, executiva de Cidadania Corporativa da IBM Brasil.
 
Entre as principais propostas apresentadas, destacam-se:
 
Ação Moradia (Uberlândia) – projeto focado na fábrica de tijolos para aprimoramento das etapas de produção e de qualidade do produto. Em paralelo, também foram propostas melhorias na gestão financeira, por meio do mapeamento dos dados e processos financeiros.
 
Instituto Politriz (Uberlândia) – planejamento e estratégia de comunicação, integrados com ações para mídias sociais, com o intuito de promover o instituto e gerar engajamento.
 
Instituto Ipê Cultural (Uberlândia) – planejamento de RH com definições de organograma, funções, representação, carga horária, além de estudo de salários. Outro ponto foi o desenvolvimento de um plano operacional e de negócios para o projeto “Atelier Ecológico”.
 
ONG Casa (Uberlândia) – mapeamento dos processos e levantamento de informações para desenvolver um novo projeto – SEDE do terceiro setor -, que promete oferecer serviços e consultoria especializada para instituições não governamentais.
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Uberlândia) – estudo e mapeamento sobre os turistas na cidade de Uberlândia. Desenvolvimento de formulários e pesquisas padrão para alimentação de dados para o processo de gestão e planejamento da cidade. Além disso, foi realizado um roadmap para a implementação de um Sistema de Gestão de Destino com recomendações para o município.
 
Fundação Turística da Prefeitura Municipal (Joinville) – estudo de casos de turismo em cidades industriais, além de treinamento e workshop com equipe da Fundação Turística para área de liderança, gestão de projetos e comunicação.
 
Associação Projeto Resgate (Joinville) – desenvolvimento de software de gestão para atividades realizadas com jovens através do mapeamento de necessidades e habilidades existentes na organização. Além disso, realização de parceria com uma empresa de TI local, que fará a doação da ferramenta e de sua implantação.
 
Parque de Inovação Tecnológica de Joinville – Inovaparq (Joinville) – criação de mapa de competências de inovação presente no Inovaparq e parceiros, além da sistematização do processo de inovação da instituição.
 
Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundema (Joinville) – projeto para destino do lixo eletrônico. Criação de uma matriz de entendimento sobre o assunto e proposta para o destino de eletroeletrônicos a serem reciclados no município de Joinville.
 
Mais sobre o Corporate Service Corps e outras ações de Cidadania Corporativa da IBM Brasil em www.ibm.com.
 

 

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