Compartilhe

A IBM (NYSE: IBM), a Federación Internacional Fe y Alegría, AUSJAL (Associação Internacional de Universidades Jesuítas) e Magis Americas assinaram  recentemente um relevante acordo para expandir o modelo educacional da P-TECH na América Latina, que terá início com 45 escolas, incluindo três na Argentina, 14 na Colômbia, 15 no Equador, uma na Guatemala e 12 no Peru. No Brasil, o modelo começou no início de 2019, fruto de uma parceria com o Centro Paula Souza.

O P-TECH fornece aos alunos acesso à educação sobre novas tecnologias, permitindo que eles obtenham um diploma do ensino médio, técnico e superior em áreas como IA, Nuvem e Segurança Cibernética.

"Apesar da crescente população em idade ativa, a América Latina atualmente tem uma séria escassez de habilidades profissionais e técnicas. Aproximadamente um quinto da juventude latino-americana, cerca de 30 milhões de pessoas, não está empregado ou participa de atividades ou treinamentos acadêmicos", afirmou Ana Paula Assis, gerente-geral da IBM América Latina. "Com o objetivo de atender a essa crescente necessidade, a IBM criou o modelo de educação P-TECH para preencher lacunas no mercado de trabalho e ajudar a próxima geração de líderes de negócios e tecnologia a ter sucesso".

Em 2020, os alunos iniciarão um currículo com duração de pelo menos três anos. Esse esforço se somará ao alcance mundial de escolas em todo o mundo que atualmente contam com o programa P-TECH.

"Estamos muito orgulhosos de apoiar a expansão do modelo inovador e inclusivo P-TECH na América Latina para fornecer aos estudantes mais habilidades e oportunidades de carreira que mudam vidas", disse Guillermo Miranda, vice-presidente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM. "A IBM sempre enfatizou a importância de investir no progresso de regiões ao redor do mundo por meio da educação. Com esta iniciativa, estamos liderando o caminho para os estudantes latino-americanos desenvolverem as habilidades necessárias para prosperar na economia digital".

IBM, Fe y Alegría, AUSJAL e Magis Americas também criarão um grupo de trabalho para colaborar e planejar a expansão e o crescimento do modelo, possibilitando novas alianças com escolas técnicas. O programa ajudará os alunos do ensino médio da rede global Fe y Alegría a adquirir habilidades críticas no local de trabalho e fornecer credenciais de ensino superior, abrindo novas oportunidades profissionais e universitárias. Além disso, a IBM fornecerá aos alunos acesso às suas plataformas de ensino, incluindo ptech.org e SkillsBuild.org, permitindo que tenham uma aprendizagem mais abrangente.

"A Fe y Alegría trabalha na educação com grupos comunitários há muitos anos, e acreditamos que o P-TECH é uma grande iniciativa que promove a inclusão social por meio do aprendizado STEM", disse Carlos Fritzen, coordenador da Federación Internacional Fe y Alegría. "Permitir a igualdade de oportunidades educativas é fundamental".

Nos próximos meses, IBM, Fe y Alegría, AUSJAL e Magis Americas trabalharão com o setor empresarial preparando estudantes para o mundo do trabalho com iniciativas como tutoriais individuais, simulações de entrevistas, visitas a empresas, treinamento para professores e alunos, workshops sobre profissões relacionadas, cursos de habilidades profissionais e estágios remunerados.

"O acordo está comprometido com a criação de modelos de inovação que articulem qualidade e inclusão no desenvolvimento integral de nossos países", disse Ernesto Cavassa, reitor da Universidade Antonio Ruiz de Montoya (Lima) e presidente da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL). "Esta associação inclui 30 universidades, algumas das quais participarão do programa por meio da formação dos professores P-TECH e Fe y Alegria, incorporação de graduados do programa às universidades que os favoreçam, monitoramento e pesquisa de resultados, e tarefas de incidência que permitem a contribuição da inovação tecnológica na transformação das sociedades latino-americanas ", concluiu Cavassa.

Sobre P-TECH

P-TECH é um programa que combina ensino em sala de aula, mentoria do setor privado e experiências no local de trabalho, proporcionando um caminho para que os alunos obtenham diplomas de ensino médio, técnico e superior de forma articulada em carreiras focadas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Lançado pela IBM em 2011 em parceria com educadores da cidade de Nova Iorque, o P-TECH é uma resposta direta ao desafio da escassez de habilidades técnicas necessárias para a revolução digital que vivemos. A IBM vem liderando o modelo, em parceria com governos, instituições educacionais e empresas de todo o mundo, preparando jovens para atender às novas necessidades do mercado.

Atualmente, 20 países anunciaram a intenção de implementar o P-TECH. Já fazem parte do programa Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Egito, França, Irlanda, Itália, Marrocos, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Taiwan, Reino Unido e EUA. UU.

Na América Latina, a Colômbia foi o primeiro país latino-americano a anunciar o P-TECH, em associação com o Ministério da Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENA), seguido pelo Brasil, que fez parceria com o Centro Paula Souza, maior instituição profissional da América Latina. Em julho de 2019, a Argentina anunciou o programa P-TECH com a Escola Técnica Nº2 de Munro, em associação com o Ministério da Educação de Buenos Aires e o Instituto Superior de Treinamento Técnico.

Sobre Fe y Alegria

Fe y Alegría é um Movimento Internacional de Educação Popular e Promoção Social que promove programas educacionais abrangentes, inclusivos e de qualidade, de e para as comunidades em que atua. Seu objetivo é a transformação das pessoas para construir sistemas sociais justos e democráticos.

Em todo o mundo, Fe y Alegría trabalha com uma rede de 1,5 milhão de estudantes em 1.279 escolas públicas e, especificamente na América Latina, está presente em 17 países.

Sobre AUSJAL

A Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) é uma rede composta por 30 universidades, que trabalha com o apoio de 13 Redes e Grupos de Trabalho: comunidades de acadêmicos, profissionais e autoridades universitárias, que participam voluntariamente da materialização de projetos comuns que visam melhorar o treinamento e o crescimento dos estudantes na região.

As instituições trabalham em coordenação com a Secretaria Executiva da Rede AUSJAL e com o apoio institucional de suas respectivas universidades. Eles são o motor dos projetos e iniciativas realizados pela Associação em todo o continente.

Sobre a Magis Americas

A Magis Americas é uma organização sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, que mobiliza esforços para acompanhar organizações sociais no hemisfério sul na construção de comunidades e sociedades justas, que respeitem a dignidade de cada pessoa e a equidade em oportunidades como na defesa dos direitos humanos.

Sua missão é incentivar, apoiar e acompanhar os parceiros jesuítas na região, especialmente na América Latina e no Caribe. A Magis Américas promove respostas sustentáveis e impactantes às injustiças enfrentadas por quem vive à margem.

acesso rápido

pt_BRPT