Compartilhe


Organização internacional presente no 2º SP Conecta, evento promovido pela Investe São Paulo no dia 31 de agosto e que reuniu diversos agentes de apoio à inovação, corporações, startups, agentes públicos e financiadoras, a Catalonia Trade & Investment tem interesse em atrair startups brasileiras que desenvolvam tecnologias focadas em smart cities, conforme destacou Josep Buades, diretor do escritório no Brasil.

Buades explicou que cerca de 270 empresas já atuam no setor catalão de smart city, e juntas alcançam um faturamento de 36,65 bilhões de euros, sendo que os principais segmentos são: mobilidade, iluminação e tratamento de resíduos. O ecossistema inclui redes internacionais de pesquisa, desenvolvimento e fomento, universidades, centros tecnológicos e entidades setoriais. “O governo da Catalunha tem apostado na aproximação entre a administração pública e a iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos, pois queremos evoluir do conceito de cidade inteligente para o de região inteligente, dando apoio para os municípios menores”.

Entre os meios de investimentos disponibilizados pelo governo está o Startup Capital, uma ajuda direta de até 75 mil euros para startups tecnológicas, que tenham de três meses a três anos de vida. Os recursos podem ser utilizados para financiar desde o gerenciamento da operação até a comercialização de produtos e serviços.

Uma das mais dinâmicas regiões da Espanha e sede de grandes companhias, a Catalunha tem em Barcelona a sua principal cidade, considerada a 4ª melhor do mundo para o empreendedorismo digital, segundo estudo realizado por três organizações (Nesta, Future Cities Catapult e Accenture). De 14 a 16 de novembro, a cidade sediará o Smart City Expo World Congress 2017. 

Para contato com a Catalonia Trade & Investment e mais informações, acesse: http://www.catalonia.com/en/.

acesso rápido

pt_BRPT