Compartilhe
O novo grupo tem o objetivo de identificar as melhores práticas, fomentar a inovação e orientar as empresas interessadas em migrar suas soluções para o o modelo de comercialização de software como serviço

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) anuncia a criação de um novo comitê, agora voltado para as necessidades do mercado brasileiro em relação ao modelo de comercialização SaaS – Software as a Service (Software como Serviço). O novo grupo tem o objetivo de identificar as melhores práticas, fomentar a inovação e orientar as empresas interessadas em migrar suas soluções para o formato de venda como serviço. A entidade também tem o propósito de desenvolver uma certificação que demonstre a maturidade das empresas de software em relação ao SaaS.
 
De acordo com Carlos Sacco, diretor de Marketing da ABES, graças à explosão da mobilidade, a atual ‘consumerização’ do software trouxe milhares de novos desenvolvedores, novas formas de entrega, alta escala, preços baixos e impactou diretamente os profissionais e as empresas do segmento.
 
“Com esse novo cenário, os fabricantes e desenvolvedores necessitam de um rápido e profundo reposicionamento estratégico para entender e saber se posicionar sobre temas ligados à governança, arquitetura da aplicação, codificação, redefinição de custos, precificação, análise do comportamento dos consumidores e a dinâmica do mercado”, destaca Carlos Sacco.
 
A primeira atividade do Comitê será uma pesquisa junto aos associados para identificar a maturidade, tanto da empresa em estar preparada para o modelo de negócio em nuvem – que entre outros aspectos muda substancialmente o fluxo de caixa – quanto as soluções oferecidas, do ponto de vista técnico.
 
O coordenador do Comitê, Lauro de Lauro, CEO da Dualtec, explica que, além de tornar a entidade referência no mercado sobre as melhores práticas de SaaS e apoiar os associados no processo de transição do modelo de negócio do on-premise para o SaaS, o grupo tem o objetivo de criar uma certificação que demonstre a maturidade das empresas de software em relação a esse novo modelo.
 
“Com essa certificação, nosso objetivo é educar o mercado quanto as particularidades deste modelo de negócio, garantindo assim que a empresa contratante faça a escolha por um fornecedor que siga as melhores práticas e padrões para o SaaS”, afirma Lauro.
 
O novo comitê está aberto para a participação de mais associados da ABES e já conta com Alexandre Soncini e Rafael Forte, da Vtex; Boris Kuszka e Fernanda Escobar, da RedHat; Francisco Camargo, da CLM; Onivaldo Roncatti e Leonardo Noshi, da Business Station; Ricardo Ogata, da Cisco; além de seu coordenador, Lauro de Lauro, da Dualtec, e o do diretor de Marketing da ABES, Carlos Sacco.
 
Sobre a ABES

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1.600 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.
As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2014 a US$ 60 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.
Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a nossa Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.

Contatos para a imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Camila Marson camila.marson@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0246
Caroline Fontes caroline.fontes@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0214
Erika Borges erika.borges@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0212
Teresa Santos teresa.santos@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0206
Priscila Rocha priscila.rocha@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0201
 

acesso rápido

pt_BRPT