Compartilhe
A iniciativa “Empreendedor Legal”, criada pela entidade, é reconhecida pelo CNCP – Conselho Nacional de Combate à Pirataria como melhor ação do eixo econômico

Nesta manhã, em Blumenau (SC), o Comitê de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) recebeu o Prêmio Ouro na categoria Eixo Econômico pelo seu trabalho com a iniciativa Empreendedor Legal, que trata da conscientização do uso de software original em todos os segmentos da economia brasileira. Essa é a terceira vez que a entidade é reconhecida com este prêmio promovido pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra Propriedade Intelectual (CNCP), ligado ao Ministério da Justiça. A distinção fez parte do Prêmio Nacional de Combate a Pirataria 2015.
 
“Estamos muito contentes por esse reconhecimento. O papel da ABES e de nossos parceiros é de ajudar a conscientizar os empresários, mostrando que uma empresa legal pode ser um instrumento de produtividade e redução de riscos operações, bem como de diferencial competitivo local e internacional cada vez mais exigido por consumidores, sociedade e mercados de exportação”, afirma Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
Para a entidade, a pirataria de software age na contramão do crescimento econômico sustentável e da prosperidade do país. “A empresa que utiliza programas de computador sem o correto licenciamento pode sofrer grandes riscos para os seus negócios. Além de ter sua imagem atrelada a uma atividade ilegal, pode responder criminalmente com uma pena, que pode variar de seis meses a dois anos, ou ser multada com valores que chegam a três mil vezes o preço de cada programa usado ou reproduzido”, ressalta Sukarie.
 
Outro risco está relacionado aos crimes cibernéticos. De acordo com o estudo Data Breach Investigations Report (DBIR), Verizon, 2015, a cada segundo, uma empresa se torna vítima de crimes virtuais. “Um dos principais canais que os criminosos usam para acessar redes é por meio do software pirateado ou não licenciado”, explica Sukarie.
 
Empreendedor Legal
 
Criada em 2013, a iniciativa Empreendedor Legal visa incentivar a competição leal entre empresas, alertando os empresários brasileiros sobre as vantagens competitivas de possuírem o licenciamento correto de seus ambientes tecnológicos, alertando para os riscos legais em caso de inconformidade e informações de como implementar uma gestão mais efetiva dos ativos de software.
 
Entre as últimas ações desenvolvidas está a produção e divulgação do Manual de Gestão de Ativos de Software. Interativo, o guia traz informações sobre as leis que regem o uso legal de programas de computador, evitando multas e penalidades, prejuízos financeiros e exposição a crimes cibernéticos, além da prática de crime de concorrência desleal. O Manual oferece informação sobre modalidades de pirataria de software, princípios legais e panorama do mercado sobre a situação da pirataria no Brasil. Com ele, as empresas conseguem identificar as instalações de software não autorizadas e quais licenças não foram utilizadas. Além de comprovar a titularidade das licenças adquiridas e assegurar a utilização adequada dos ativos dentro da empresa.
 
A campanha conta com a parceria das entidades governamentais e da indústria: ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual; APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; BSA – The Software Alliance; CNC – Confederação Nacional do Comércio; CNCP – Conselho Nacional de Combate à Pirataria; ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial; Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito); Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo;  MBC – Movimento Brasil Competitivo; e Sebrae
 
Sobre a ABES

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1.600 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.
 
As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2014 a US$ 60 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.
 
Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a nossa Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.
 
 
Contatos para a imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Natália Rodrigues natalia.rodrigues@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0205
Erika Borges erika.borges@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0212
Teresa Santos teresa.santos@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0206
Priscila Rocha priscila.rocha@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0201

acesso rápido

pt_BRPT