Compartilhe

Criado para incentivar as ações de combate à concorrência desleal e a defesa da propriedade intelectual, o Portal de Denúncia Anônima de Pirataria de Software (http://www.denunciepirataria.org.br/) foi remodelado para garantir uma melhor experiência aos usuários. Além de um layout mais moderno, que garante a realização da denúncia em apenas três passos, essa nova versão traz uma interface mais eficiente em relação à análise das empresas por parte dos respectivos fabricantes, possibilitando uma verificação mais precisa da situação de cada caso. Isso representa um avanço importante, já que somente em 2014, foram registradas cerca de 12.900 denúncias no portal.
 
 Uma iniciativa da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) em parceria com a BSA – The Software Alliance e com apoio da Boa Vista Serviços, o portal permite denúncias 100% anônimas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa, física ou jurídica, seja em razão de problemas atinentes à concorrência desleal, ou mesmo, caso simplesmente não se compactue com práticas ilegais como essa.
 
De acordo com pesquisa realizada pelo IDC e a BSA, 50% de todos os programas de computador instalados no Brasil são irregulares http://globalstudy.bsa.org/2013/downloads/studies/2013GlobalSurvey_Study_pt.pdf.
 
“O Portal de Denúncia Anônima é um compromisso das entidades responsáveis para defender a propriedade intelectual e os ativos baseados em conhecimentos, que exigem investimentos para transformar ideias em produtos e serviços inovadores. Ao respeitar o direito autoral, o consumidor está investindo numa economia mais forte, na saúde e proteção das empresas nacionais e na criação de empregos formais”, afirma Jorge Sukarie, presidente da ABES.
 
A entidade ainda alerta que o uso do software ilegal nas empresas enfraquece o princípio da legalidade do crescimento econômico, com a evasão fiscal e a concorrência desleal. Esse comportamento pode acarretar pena de até quatro anos de prisão do responsável legal, além de multas e indenizações de até 3 mil vezes o valor das licenças irregulares para a empresa usuária do software.
 
O portal também se encontra disponível na modalidade de aplicativo, podendo ser acessado nas plataformas IOS, Android e Windows Phone.
 
Sobre a ABES

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1580 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 21 estados brasileiros, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.
As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 32% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2013 a US$ 61,6 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.
 
Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate a pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio as iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: (11) 2161-2833
 
 
Contatos para a imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
 
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Camila Marson camila.marson@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0246
Caroline Fontes caroline.fontes@s2publicom.com.br
Telefone: (11) 3027-0214
Erika Borges – erika.borges@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0212
Teresa Santos – teresa.santos@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0206
Priscila Rocha – priscila.rocha@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0201

acesso rápido

pt_BRPT