Compartilhe
Do total das 136 empresas de software que responderam à pesquisa, somente 7% se enquadram como uma empresa puramente SaaS

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) divulga o resultado de sua pesquisa sobre o Mercado Brasileiro de SaaS (Software as a Service – Software como Serviço). De acordo com a entidade, esse é o primeiro estudo dedicado ao segmento no Brasil e partiu da necessidade de identificar melhor a atuação das empresas de software neste novo meio de comercialização e, consequentemente, ajudá-las a aprimorar os seus negócios.

Respondida por 136 empresas de software localizadas no Brasil, a pesquisa foi preparada pelo Comitê SaaS da ABES, criado neste ano com o objetivo de identificar as melhores práticas, fomentar a inovação e orientar as empresas interessadas em migrar suas soluções para o formato de venda como serviço.

“A primeira constatação que tivemos com a pesquisa foi sobre o equívoco existente no mercado em relação ao conceito: ‘empresa SaaS’. Muitos acreditam que somente ter uma oferta na nuvem caracteriza uma empresa como sendo SaaS, quando para isso, de acordo com o IDC 2010 Software Taxonomy, a empresa precisa ter o seu negócio como um todo voltado para este modelo, além de ter uma aplicação”, explica Lauro de Lauro, coordenador do Comitê SaaS da ABES. Por essa razão, o estudo levou em consideração, em seu questionário com 44 perguntas, a proposta de valor aplicada pela empresa; seu modelo de negócios; investimento em Marketing e Vendas e a gestão da companhia.

De acordo com o estudo, uma empresa puramente SaaS requer as seguintes macro características: não requerer instalação específica para cada cliente; as customizações são padronizadas e adaptáveis a todos os clientes; arquitetura do software é orientada a serviços, implantação e operação criada para a máxima eficiência; a contratação do serviço não envolver questões de licenciamento; a entrega do software ser feita, necessariamente, por meio de um navegador ou apps mobile; foco na experiência do usuário, alta escalabilidade e preços agressivos.

Com isso, a pesquisa permitiu identificar e caracterizar dois grupos distintos de empresas: orientadas ao mercado empresarial – Empresarial ASP e Empresarial SaaS; e orientadas ao mercado de consumo – ASP e Pura SaaS.
Entende-se por ASP as empresas de provisionamento de aplicações como serviço (ASP – ApplicationService Provisioning), que tecnicamente é diferente de SaaS.
 
Do total das 136 empresas de software que responderam à pesquisa – 3,7% de todas as empresas de software identificadas no estudo Mercado Brasileiro de Software e Serviços ABES 2015 – somente 7% se enquadraram como puramente SaaS. A maioria, 56%, foi classificada como ASP.
 
11,76% das empresas de software que responderam ao estudo afirmaram que não estão prevendo uma oferta SaaS. 74,3% afirmaram ter um produto comercializado por meio da internet. Dessas, 79,8% existem há mais de 12 meses. 37,3% têm faturamento inferior a 10%, contra 31,3% acima de 70%. Das empresas “Pura SaaS”, 83,3% tem faturamento superior a 70% com o SaaS.
 
Entre os motivos que levaram uma empresa a criar um produto SaaS, 42,4% afirmaram que a decisão partiu da evolução natural dos produtos existentes e 22,2% devido à identificação de uma oportunidade.

Nas entrevistas qualitativas, ficou claro que o SaaS é um benefício para as empresas que desejam aceleram suas atividades, reduzir custos e focar os esforços da TI no negócio. Também foi identificado que a jornada das empresas de software para o SaaS é fundamental para a sobrevivência do negócio no futuro e que existe uma preocupação em adotar o modelo.

“Com esse primeiro passo para a compreensão do mercado e a geração de conhecimento, conseguiremos ajudar diversos atores do mercado de software nacional para que possam elaborar políticas e programas de incentivo ao setor e apoiar as empresas no direcionamento de suas estratégias”, afirma Lauro.
 
Sobre a ABES

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1.600 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.

As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2014 a US$ 60 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.

Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate à pirataria de softwares nacionais ou internacionais e no apoio às iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a nossa Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.
 
Contatos para a imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Erika Borges erika.borges@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0212
Janahina Rodrigues janahina.rodrigues@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0200 ramal 380
Teresa Santos teresa.santos@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0206
Priscila Rocha priscila.rocha@s2publicom.com.br  
Telefone: (11) 3027-0201

acesso rápido

pt_BRPT