Compartilhe

Ação apreendeu equipamentos com cópias ilegais de programas de computador, com apoio da ABES – entidade do setor

Na última quinta-feira, dia 9 de dezembro, agentes da Delegacia de Polícia do município de Gaspar realizou uma operação de busca e apreensão de softwares ilegais, na cidade de Ilhota (SC). A equipe abordou uma revenda de informática e apreendeu: dois notebooks, um netbook, pendrives, cartões de memórias e HDs externos contendo cópias ilegais de programas de computador.
 
“O foco desse tipo de ação está voltado às revendas que fazem comércio eletrônico de cópias ilegais. As autoridades policiais têm se concentrado em conter o poder de proliferação desses equipamentos apreendidos, que podem facilmente multiplicar a oferta de software pirata, e não apenas no volume do material suspeito”, comenta Jorge Sukarie, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), entidade que oferece apoio logístico às autoridades policiais nessas operações de busca e apreensão em várias regiões do Brasil.
 
47% dos PCs já saem das lojas de informática pré-infectados
 
Estudo da IDC, divulgado em 2014, aponta que cerca de 47% dos computadores adquiridos em revendas de informática no Brasil são já “pré-infectados”, com “malwares”, incluindo “Trojans” e outros vírus poderosos. “O consumidor deve ficar atento e solicitar o comprovante das licenças de software instaladas no seu computador. Isso porque, em muitos casos, essas lojas vendem os equipamentos com programas de computador pirata já instalado, sem que o consumidor desconfie que esteja sendo lesado”, destaca Sukarie.
 
Com a migração de grande parte da pirataria para o ambiente virtual, a entidade tem investido fortemente também em seu serviço de Monitoramento de Internet. Em 2015, até o mês de novembro, a entidade conseguiu remover cerca de 65 mil anúncios, links e sites com conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral de Software dos associados da entidade.
 
Sobre a ABES
A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, é a mais representativa entidade do setor com cerca de 1.600 empresas associadas ou conveniadas, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 120 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de US$ 20 bilhões por ano.
 
As empresas associadas à ABES representam 85% do faturamento do segmento de desenvolvimento e comercialização de software no Brasil e 33% do faturamento total do setor de TI, equivalente em 2014 a US$ 60 bilhões de vendas de software, serviços de TI e hardware.
 
Desde sua fundação, em 9 de setembro de 1986, a entidade exerce a missão de representação setorial nas áreas legislativa e tributária, na proposição e orientação de políticas voltadas ao fortalecimento da cadeia de valor da Indústria Brasileira de Software e Serviços – IBSS, na defesa da propriedade intelectual e combate à pirataria de software nacionais ou internacionais e no apoio às iniciativas de fomento à pesquisa, desenvolvimento, inovação e ao desenvolvimento do software nacional. Acesse o Portal ABES – www.abes.org.br ou fale com a nossa Central de Relacionamento: (11) 2161-2833.
 
Contatos para a imprensa:
S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Erika Borges erika.borges@s2publicom.com.br    
Telefone: (11) 3027-0212
Janahina Rodrigues janahina.rodrigues@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0200 ramal 380
Teresa Santos teresa.santos@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0206
Priscila Rocha priscila.rocha@s2publicom.com.br   
Telefone: (11) 3027-0201

acesso rápido

pt_BRPT