Compartilhe


Evento acontecerá de 15 a 17 de setembro no Rio com o apoio institucional da ABES
 
Reinventar o evento a cada ano é o desafio revelado pelo coordenador geral do Rio Info (rioinfo.com.br), Benito Paret, durante o lançamento de sua 13ª edição, que acontecerá de 15 a 17 de setembro, no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro. Aproximar cada vez mais as empresas do setor de tecnologia da informação dos seus usuários é a estratégia dos organizadores para fortalecê-las com ganho de competitividade, eficiência e qualidade. O evento tem o o apoio institucional da ABES
 
O tema central do Rio Info 2015 será a tecnologia de uso (internet das coisas – IoT) com sua transversalidade. Segundo disse Paret, embora o uso da tecnologia seja amplo, a sociedade ainda engatinha em suas possibilidades: “A internet das coisas já está entre nós, mas ainda demanda muitos recursos para ser uma realidade. Vislumbramos suas aplicações, mas ainda não a empregamos como será no futuro. As empresas precisam se preparar para as oportunidades que surgirão”.
 
Paret, que também é presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio), informa que uma das apostas do evento é o investimento na formação da juventude quanto à dimensão da TI. Com este objetivo haverá a trilha – “Profissionais do Futuro”, focado em alunos do ensino médio, para que ampliem entendimento sobre como as atividades do setor estão presentes no cotidiano, e são aplicadas não apenas pelos profissionais especializados.
 
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Franklin Coelho, anunciou que o seminário “Comunidades Inteligentes”, que coordenará no evento, será rebatizado: “Evoluímos do conceito de cidades inteligentes para o de comunidades, ou seja, vamos trabalhar sobre como as comunidades se apropriam das inovações tecnológicas”. Ele lembrou que o Rio Info 2015 faz parte dos eventos comemorativos dos 450 anos da cidade.
 
O diretor superintendente do Sebrae/RJ, Cezar Vasquez, destacou o caráter integrador do evento: “Vemos o Rio Info como um instrumento de união das entidades da TI. Um espaço que fortalece a articulação do setor. Nossa parceria com o Rio Info é mais do que obrigação. Traz excelentes retornos”.
 
Trilhas
 
Todas as atividades do Rio Info 2015 estarão vinculadas a cinco trilhas de trabalho. São elas:
 
Política de fomento à TI – Por meio de palestras e painéis, esta trilha propõe avaliar ações de políticas públicas de fomento em andamento para fortalecimento da TI nacional a partir de experiências bem sucedidas. Serão avaliados, por exemplo, os resultados do “TI Maior”, programa do governo federal para incentivo à TI brasileira, sobre a preferência das compras públicas, financiamento e o programa startups.
 
Sociedade digital – Esta trilha tem como objetivo abordar alguns dos temas mais importantes da fusão sociedade/tecnologia, com foco nas oportunidades e desafios para empresas, profissionais, governo e cidadãos. Entre eles estão Governo Eletrônico, Comunidades Inteligentes, TI no Varejo (do e-commerce às multinacionais), Ecossistema digital tributário, TI nos esportes, economia criativa, sociedade e web, fábrica 4.0 e os impactos do processo judicial eletrônico na sociedade. Também serão realizadas oficinas (minicursos com meio dia de duração), com os seguintes temas principais: “Software para o mercado de música”, “Gestão de projetos criativos” e “Uso da TI na publicidade”.
 
Empreendedorismo, inovação e negócios – A proposta desta trilha é promover experiências de contatos e negócios entre os participantes do evento. A programação conta com o “Salão da Inovação”, conferências e rodadas de negócios que proporcionam o ambiente ideal para criação de estratégias empresariais (comercial e gestão), alianças e novos negócios.
 
O “Salão da Inovação”, que chega à 7ª edição este ano, terá categorias focadas em soluções e projetos para setores específicos, com o objetivo de aumentar a rede de relacionamentos entre brasileiros e estrangeiros. Serão realizadas palestras sobre empreendedorismo, tais como “O movimento de startups: sucessos e fracassos”, “Investimento ou clientes: o que eu quero?”, “Empreendi, e agora?” e “Relacionamento com investidores: a entrada e a saída”.
 
Também serão apresentadas as necessidades do mercado e cases de setores específicos como esportes, e-commerce, digitalks e mentoria. Além da tradicional “Rodada de Negócios”, aplicada com metodologia do Sebrae, será realizado – pelo segundo ano consecutivo – o Sebrae no Pódio, que visa o aproveitamento de oportunidades de soluções tecnológicas propiciadas pelos jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, nos ramos de hospedagem, gastronomia e turismo. A trilha também englobará oficinas sobre empreendedorismo e inovação, e um seminário sobre experiências e oportunidade no mercado internacional.
 
Tecnologia da Informação – presente e futuro – Nesta trilha, serão apresentadas as principais tendências em desenvolvimento de software e exploradas diferentes ferramentas e metodologias como, por exemplo, Machine Learning e Deep Linkin, Cloud Stourage, Desenvolvimento na Web/Nuvem, plataformas móveis (iOS x Android), DevOps, Análise de dados “Embarcada”, Containers (doccker and kubernetes), Internet das Coisas (IoT), desenvolvimento seguro e novas metodologias de testes.
 
– Profissionais do futuro – A trilha é direcionada para jovens estudantes do segundo grau de escolas técnicas e apresentará painéis com profissionais experientes que falarão sobre os principais desafios e perspectivas para os profissionais do futuro. Em paralelo, acontece a 5ª Copa Rio Info de Algoritmos (CRIA). As equipes formadas por alunos de escolas técnicas de todo o Brasil passarão por uma seleção nacional e as três melhores colocadas participarão da prova final durante o Rio Info.
 
O Rio Info é realizado pela Riosoft, TI Rio e Assespro, com o apoio do Sebrae/RJ, Fenainfo e ABES. Os dados acumulados das doze edições anteriores somam mais de 15 mil participantes, duas mil empresas entre brasileiras (20 estados) e estrangeiras (16 países) e potencial de negócios de R$ 200 milhões.
 
 
Serviço:
Rio Info 2015 – 13º  Encontro Nacional de Tecnologia e Negócios
Data: 15 a 17 de setembro
Local: Hotel Royal Tulip, Rua Aquarela do Brasil 75, São Conrado, Rio de Janeiro.
Informações e inscrições: www.rioinfo.com.br

acesso rápido

pt_BRPT