Compartilhe
 

A Samsung e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) inauguram um centro de treinamento e capacitação tecnológica voltado à criação de projetos para fomentar o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de soluções móveis.

Concebido por meio de um convênio com o programa Parceiros da Poli, o novo laboratório, batizado de Ocean USP, conta com equipamentos de ponta e está instalado em uma área de 300m² do Departamento de Engenharia de Produção da Poli.

No Ocean USP, serão desenvolvidas atividades de ensino e pesquisa, e também de extensão, com cursos de difusão, com destaque a um dedicado à Internet das Coisas (Internet of Things – IoT). No novo curso, os alunos poderão aprender desde o desenvolvimento do hardware de um dispositivo – como um smartphone, por exemplo – até a expansão e a múltipla conexão, que transformam os dispositivos em essenciais para a vida das pessoas.
 
A grade de capacitação tecnológica será bem ampla, sob o formato de cursos livres e intensivos, além de outras formações relacionadas às práticas de negócios, como planejamento estratégico, gestão de projetos, marketing, empreendedorismo, entre outras, em parceria com o Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.
 
"Na Samsung, acreditamos que é muito importante estarmos próximos do crescente ecossistema de empreendedores e desenvolvedores. O Ocean em dois anos de funcionamento – com unidades em Manaus e São Paulo (anteriormente, situada na Avenida Faria Lima) – já capacitou cerca de 25 mil pessoas", comenta Gabriel Farias, diretor de Inovação da Samsung América Latina.  
 
Para a academia, o Ocean USP terá uma grande importância, pois possibilitará à Universidade se aprofundar nas pesquisas sobre tecnologias relacionadas à indústria 4.0. Considerada a nova revolução industrial, a indústria 4.0 integra a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos de forma inteligente.
 
"O novo laboratório permitirá agregar tecnologias inovadoras com os métodos de Engenharia de Produção, impulsionando pesquisas e ações práticas em manufatura avançada", afirma Eduardo Zancul, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP, e um dos coordenadores do laboratório Ocean USP.
 
O Ocean USP deverá ser uma plataforma para agregar competências, pessoas e projetos em parceria com outras entidades, estando sempre aberto à comunidade. “O propósito é impulsionar o desenvolvimento de projetos, além das atividades de ensino e pesquisa já em andamento na USP. A Internet das Coisas tem um futuro promissor no Brasil, principalmente dentro de ambientes universitários", finaliza Eduardo Conejo, gerente de Inovação da Samsung América Latina.

 
 

acesso rápido

pt_BRPT