Compartilhe
 

O SAS, líder de mercado em analytics, está apostando no desenvolvimento do mercado de esportes e anunciou uma parceria com a empresa de marketing esportivo Elos. O objetivo é incluir a análise de dados em projetos ligados a clubes de futebol, patrocinadores, torcedores, e-sports, gestores de arenas e times de diferentes modalidades, como vôlei, basquete, judô, atletismo e outros.
 
Com a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil, a utilização de analytics nas competições ganhou maior visibilidade, principalmente quanto à gestão de performance dos atletas. Diferentes sensores biométricos e de movimento possibilitaram monitorar, em tempo real, os resultados dos atletas, identificando o desempenho e os limites físicos de cada movimento. Além disso, equipes puderam mapear padrões de correntes marítimas na Baía da Guanabara e cruzar os riscos climáticos em diferentes competições, utilizando mineração de dados.
 
Segundo Rodrigo Geammal, presidente e fundador da Elos Sports Marketing, estes são apenas alguns dos exemplos da importância da tecnologia analítica no esporte. Com a captura e o uso de grandes volumes de dados – em alguns casos milhões de dados de um clube de futebol ou de e-sports – é possível estudar tendências de comportamento e consumo de torcedores, desenvolver campanhas de marketing direcionadas, aumentar a eficiência na gestão de arenas e desenvolver patrocínios inteligentes.
 
O acordo fechado entre as duas empresas contempla a negociação de novos contratos e implementação dos sistemas pela Elos, enquanto o SAS fornece as soluções avançadas de Analytics, incluindo ferramentas de mineração, visualização e gerenciamento de dados em tempo real. A expectativa é de que sejam gerados novos negócios no Brasil e na América Latina, em três diferentes frentes, impulsionando oportunidades para o mundo esportivo. São elas:
 
Negócios: o objetivo será desenvolver estatísticas aprofundadas e preditivas focadas em negócios, desde o levantamento de perfis de jogadores para precificação de contratos de compra e venda, direcionamentos analíticos para patrocínios inteligentes, personalização de campanhas de marketing com sócio torcedores, expansão e fortalecimento do novo segmento e-sports,até outros projetos.
 
Performance: as ferramentas analíticas permitirão monitorar os movimentos e a biometria dos atletas em tempo real, utilizando os dados para acompanhar o desempenho deles e administrar treinos e competições de forma inteligente, de acordo com as necessidades e limites individuais de cada atleta. Além disso, esse acompanhamento permitirá transformar vidas ao criar meios para identificar novos talentos nas mais diversas modalidades das divisões de base dos clubes.
 
Gestão: a utilização de analytics ajudará gestores de arenas, federações e clubes a olharem para a estatística como forma de gerenciar custos e receitas dos estádios, dos campeonatos, dos eventos, dos times e de todos os negócios envolvidos, trabalhando de forma preditiva para alcançar resultados maiores e com riscos reduzidos.
 
Para o executivo da Elos, essas estratégias serão aplicadas não apenas para o futebol, mas para todos os esportes no Brasil e na América Latina, de acordo com as necessidades de cada cliente e mercado. “O esporte transforma a vida das pessoas e da sociedade, cria novas oportunidades e gera esperança associada à tecnologia, trazendo potência para toda a cadeia esportiva”, afirma Geammal. “E como dealer do SAS, teremos a possibilidade de oferecer o que há de mais avançado em analytics no mundo e, aproximar, ainda mais, essa gigante de tecnologia a um mercado que está demandando novas soluções”, completa ele.
 
De acordo com Daniela Fontolan, gerente de Alianças do SAS Brasil, o SAS já possui experiências de sucesso nos mercados esportivos norte-americano e europeu, e agora planeja consolidar a empresa como principal fornecedora de tecnologia analítica para esse mercado na América Latina. “É uma região promissora que, certamente, se beneficiará da inteligência analítica avançada na geração de novos negócios e oportunidades para todos os envolvidos. Estamos confiantes de que a Elos será um parceiro valioso para ajudarmos o esporte a embarcar na transformação digital”, afirma ela.

acesso rápido

pt_BRPT