Compartilhe
 

O Sebrae, em parceria com a Embrapa lançou primeira maratona de programação reunindo universitários, programadores, empreendedores de startup e desenvolvedores profissionais voltada à criação de um aplicativo para empreendedores da aquicultura, com foco na gestão do negócio. A maratona de programação acontecerá de 19 a 28 de outubro, na sede do Sebrae PI, em Teresina.
 
Nessa primeira edição do Hackathon Aquitech, serão selecionadas até 15 equipes, com três a cinco participantes. As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 15 de outubro, por meio do site: www.sebrae.com.br/desafioaquitech, onde será disponibilizado aos interessados um formulário para preenchimento.
 
Ao longo da semana de 19 a 25 de outubro, serão realizados webinars (webconferências) para apresentar aos concorrentes informações sobre o segmento econômico da aquicultura, com foco em gestão. Também nesse período será disponibilizada às equipes participantes uma série de conteúdos técnicos e de gestão, para que possam dar início ao desenvolvimento do aplicativo. Ainda nessa etapa, cada equipe contará com a mentoria individualizada de um especialista nesse segmento produtivo. Os atendimentos acontecerão à distância, via Skype, e-mail e outras ferramentas, em horários a serem combinados entre a equipe e seu mentor.
 
Nos dias 27 e 28 de outubro, acontece a etapa presencial e, ao final, a Banca de Jurados, quando serão conhecidos os vencedores. Ao longo de dois dias, as equipes terão a oportunidade de interagir com diversos especialistas no segmento e em gestão. O objetivo dessa etapa é buscar soluções inovadoras, para que se possam fazer ajustes finos antes da apresentação à banca. A ideia mais bem construída e pontuada, de acordo com os juízes, será a vencedora.
 
A proposta classificada em 1º lugar receberá como premiação, consultorias técnicas especializadas para o aprimoramento do aplicativo e desenvolvimento do negócio, a partir de novembro de 2017. Essa etapa terá a duração de seis meses, tendo como produto final o aplicativo pronto para uso. Além disso, as três equipes melhor colocadas participarão (com até dois integrantes) da Campus Party SP e de meet up com potenciais investidores.
 
Segundo a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Meneses, com este hackathon a instituição vai ao encontro de uma nova realidade nos pequenos negócios rurais no Brasil. “Uma pesquisa recente do Sebrae mostrou que os pequenos produtores estão cada vez mais interessados no uso A proposta é que o aplicativo que será desenvolvido possa permitir aos empreendedores da aquicultura uma melhor administração dos custos de produção, com foco na sustentabilidade e  no aumento  da produção, passando por diferentes etapas do manejo e da comercialização”, comenta Heloisa.

 

acesso rápido

pt_BRPT