Compartilhe
 
05/01/2015
 

 
Levantamento da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia aponta que internacionalização poderá fortalecer o setor

 

O ano termina com bons resultados para o setor de tecnologia de Santa Catarina. De acordo com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), o faturamento das empresas nesta área cresceu em média 15% em relação a 2013. Apesar de o aumento ser inferior ao registrado nos anos anteriores – 20% em média – o resultado foi considerado positivo em função do fraco desenvolvimento econômico do país neste ano. A indústria catarinense, por exemplo, teve recuo de 0,8% em vendas, de acordo com balanço relativo ao período de janeiro a outubro divulgado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
 
O setor de TI em Santa Catarina tem, aproximadamente, 1,8 mil empresas que empregam mais de 20 mil pessoas. Um fator que favoreceu o desempenho acima da média de algumas organizações catarinenses foi o modelo de Verticais de Negócios da ACATE. A iniciativa possibilita o contato estratégico entre empresas que atuam no mesmo segmento — Agronegócio, Cloud Computing, Educação, Energia, Games, Governo, Manufatura, Saúde, Segurança, Sustentabilidade, Telecom e Têxtil. Ao todo são 123 empresas participantes.

De acordo com o presidente da Associação, Guilherme Bernard, apesar da boa projeção, algumas medidas são necessárias para fortalecer ainda mais o setor. “Um desafio aos negócios de tecnologia é planejar a busca de negócios internacionais, de modo a ficarem menos dependentes do mercado brasileiro”, diz.
 
Para o próximo ano, a ACATE tem como meta alavancar o crescimento dos seus associados com a inauguração de nova sede, que terá infraestrutura de alto padrão, 22 salas de reunião e todo o espaço projetado para promover mais negócios colaborativos. O empreendimento está localizado na SC-401, em Florianópolis, na região conhecida como Rota da Inovação.

 

acesso rápido

pt_BRPT