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Adoção da nuvem da Microsoft pela fintech mineira reduziu custos e riscos

 

Em bancos e financeiras, a análise de crédito é um processo historicamente complicado. Manual, lento e burocrático, o diagnóstico da capacidade de pagamento sempre foi motivo de reclamações de clientes, além de ser um processo caro e com brechas de segurança para as instituições financeiras.
 
No Brasil, a fintech Simply, de Belo Horizonte (MG), tem se destacado por promover a transformação digital das atividades envolvidas na conferência e avaliação antes da concessão de crédito. Com o uso das tecnologias de automação e nuvem da Microsoft, além de recursos de Inteligência Artificial, a Simply está conseguindo reduzir para uma questão de segundos uma atividade que antes levava minutos, agregando mais qualidade de serviço, baixo custo e menor risco.
 
Para fazer um processo de conferência e análise de crédito totalmente digital, a Simply usa duas ferramentas. A primeira, batizada de Atomics, baseia-se em IA para automatizar uma série de processos que antes eram feitos manualmente. Ela classifica eletronicamente documentos como RG, CPF, CNH, comprovantes de endereço, contratos e termos de adesão. O sistema inteligente também é capaz de detectar fraudes como duplicidade e adulteração de documentos. A ferramenta ainda verifica se todos os documentos estão assinados e, no caso de pessoas analfabetas, faz um reconhecimento da impressão digital. Ao final do processo, as imagens dos documentos são convertidas em dados.
 
Uma segunda ferramenta, o S-Works é o responsável por executar de forma eletrônica as tarefas posteriores à triagem dos documentos, tais como: checklist, comparação de informações, consultas em sites externos e validação de regras de negócios. Essa tecnologia pode ser aplicada a diversos produtos financeiros de uma instituição, como os processos abertura de contas, contratação de empréstimos, venda de cartões, entre outros.
 
As duas ferramentas da Simply rodam em Azure, a nuvem da Microsoft, que reúne a capacidade de processamento de dados necessária para o uso de Inteligência Artificial, Machine Learning e manipulação de grandes bancos de dados. A nuvem permite o processamento de milhares de documentos por hora, com a possibilidade de se adaptar automaticamente a picos de demanda sem qualquer impacto no desempenho e na qualidade do serviço oferecido pela Simply. A escolha do Microsoft Azure também foi pautada em segurança e privacidade, requisitos mandatórios da legislação vigente para o setor financeiro.
 
“Identificamos em nossas operações que 30% das propostas que os nossos clientes recebem, não apresentavam todos os documentos obrigatórios, o que consumia grande esforço manual de conferência. Automatizamos todo o trabalho manual que ainda era feito pelos Bancos e, por meio das soluções da Simply com a nuvem da Microsoft, simplificamos o processo de análise da documentação. Com essa troca para o digital, diminuímos o tempo de análise da proposta do crédito consignado em 90% e eliminamos o risco envolvido na operação”, explica Roberto Rigotto.

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