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Quando os sócios de uma empresa de tecnologia já consolidada na América Latina chegaram ao Brasil, descobriram que precisariam de uma solução específica para atender as empresas por aqui. Essa é uma história que poderia ser contada nos dias de hoje, mas, na verdade, foi a partir deste ponto que começou a história da Sistran Brasil, empresa especializada no fornecimento de TI para seguradoras, que comemora 30 anos de atuação. Ao longo desse tempo, o foco da empresa nesse mercado, foi o que mais a fortaleceu.
 
“Desde a nossa fundação, trabalhamos para suportar o negócio das maiores seguradoras do Brasil e das Américas. Fazemos isso customizando e implantando sistemas especialistas, para que os clientes possam manter-se focados em seu negócio: vender seguros”, conta Márcio Paes, presidente da Sistran no Brasil.
 
Ao longo dos anos, as seguradoras, assim como outros setores, precisaram se reinventar. As empresas passaram a olhar mais para a linha de frente, para a experiência do usuário, para a transformação digital. “Essa foi a maior mudança que tivemos nos últimos anos – ter de trabalhar ao mesmo tempo cuidando do back end, das transações e processos internos, integrando-os de maneira inteligente ao front end”, afirma Paes.
 
É por isso que, nos últimos anos, a empresa fortaleceu suas parcerias com consultorias estratégicas e empresas internacionais, como a Pegasystems, que trazem o que há de mais inovador em tecnologia, como inteligência artificial e automação de processos das seguradoras (RPA). “Hoje as soluções embarcam a modernidade, além de manter o transicional funcionando de forma correta”, comenta Paes.
 
Mas, mais do que isso, a Sistran tornou-se referência em preparar as empresas para receberem e adotarem as tendências do mercado, mapeando processos para encontrar gargalos, corrigindo-os, integrando sistemas que antes não se comunicavam e customizando produtos para cada um de seus clientes. “Nossa expertise no mercado segurador nos permitiu fazer muitas implementações de sucesso. Devemos isso ao fato de que nossas soluções são desenvolvidas pelo time local que tem expertise em focar na aderência funcional às demandas do setor de seguros no País. O Brasil tem regras específicas, difíceis de serem compreendidas e incorporadas em produtos desenvolvidos em outros países, por exemplo”.
 
A empresa contabiliza mais de 300 mil horas de desenvolvimento por ano, investidas em melhorar e expandir as funcionalidades para se adequarem às necessidades dos seus clientes locais e globais. Uma das provas de seu sucesso é que a sua taxa de retenção de clientes é ímpar para o mercado, com relações que se estendem há mais de 28 anos.
 
Para o futuro, o CEO prevê que o mercado segurador enxergará ainda mais que a tecnologia existe para estruturar os processos eficientes de negócio, para que este cresça de forma planejada, sustentável, automatizada e, por vezes, através de saltos disruptivos. “As tecnologias como IA já existiam há décadas, o que acontece agora é que a seguradora percebe claramente e investe massivamente a fim de que TI possa potencializar a vantagem competitiva dos negócios, demandados por um cliente acostumado à interações digitais. Quem traz diferencial é a nova forma de se relacionar e fazer negócio, calcado nas novas capacidades”, finaliza.

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