Compartilhe
Logo Start Up e Softex
Programa busca apoiar empresas nascentes nacionais e internacionais de TI
 
 
A Softex anunciou durante o evento “Construindo Startups de Classe Mundial”, no dia 29 de agosto, que está assumindo a gestão das operações do Start-Up Brasil – Programa Nacional de Aceleração de Startups.
 
Lançado em novembro de 2012 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o programa tem por objetivo apoiar as empresas nascentes de base tecnológica. O Start-Up Brasil integra o TI Maior – Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, que elegeu as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira e tem como base cinco pilares: desenvolvimento econômico e social, posicionamento internacional, inovação e empreendedorismo, produção científica, tecnológica e de inovação, e competitividade.
 
“Há 17 anos, a Softex foi pioneira na introdução do conceito de empreendedorismo no Brasil e disseminou a cultura de planejamento de negócios e de inovação nas pequenas e médias empresas nacionais. Portanto, fomentar e apoiar empresas de base tecnológica está no DNA da entidade”, analisa seu vice-presidente executivo, Ney Leal.
 
Em sua visão, ao assumir a gestão da execução do Start-Up Brasil, a Softex agrega além de sua expertise a oferta de programas complementares em diversas áreas, entre as quais inovação e qualidade. “No âmbito da internacionalização, podemos destacar também o apoio dado às empresas brasileiras através de nosso HUB em Nova Iorque e de nosso escritório comercial em Singapura”, complementa.
 
Realizado em parceria com 12 aceleradoras privadas localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Vitória, Porto Alegre, Salvador e Recife, o Start-Up Brasil busca apoiar empresas nascentes nacionais e internacionais com até quatro anos de existência e que desenvolvam produtos/serviços inovadores utilizando software, hardware ou serviços de TI.
 
O Start-Up Brasil está em sua segunda edição. A cada ano, são habilitadas aceleradoras, qualificadas e selecionadas por meio de um edital específico, e, em seguida, realizadas duas rodadas semestrais de seleção das 100 startups nacionais e internacionais que serão apoiadas pelo programa por ano. Os resultados da seleção de startups da Turma 3 foi divulgado dia 1º  de setembro e a próxima seleção de startups terá início no dia 14 de setembro.
 
As startups apoiadas participam de programas de aceleração. Nesta fase, com duração de 12 meses, as startups selecionadas têm acesso a bolsas para pesquisa, desenvolvimento e inovação no valor de até R$ 200 mil; a um aporte de investimento da aceleradora para inserção no mercado, que varia entre R$ 20 e 150 mil; e participam de uma série de eventos e atividades de capacitação e de aproximação com grandes companhias nacionais e internacionais, bem como com investidores; além de programas de acesso a mercado e compras públicas.  Durante todo este processo as empresas são acompanhadas pelas aceleradoras e também pelos gestores do programa Start-Up Brasil.

acesso rápido

pt_BRPT