Compartilhe

 

Os debates sobre inovação urbana e as soluções para o futuro das cidades pelo mundo dominaram os paineis, palestras e estandes da Smart City Expo Curitiba 2018, que recebeu mais de 8 mil participantes entre quarta (28) e quinta-feira (1°), no Expo Renault Barigui, número que superou as expectativas da organização. O congresso contou com o apoio institucional da ABES e a participação de Jamile Sabatini Marques, diretora de inovação e fomento da entidade. "O evento conseguiu enfatizar a importância da inovação como propulsora do desenvolvimento econômico. Verificamos também a presença de representantes do poder público, participação fundamental para disseminação de uma nova forma de pensar o futuro das cidades brasileiras", destacou Jamile.  
 
“O evento foi um sucesso, pois tanto na participação dos congressistas quanto na contribuição dos speakers e expositores. O país e Curitiba, agora, fazem parte do seleto grupo de smart cities que sediam um evento chancelado pela Fira Barcelona”, comemora André Telles, diretor do iCtities, que organizou o congresso junto com o WTC Business Club Curitiba e a Prefeitura Municipal de Curitiba.
 
Blockchain e o futuro das cidades
 
Com a plenária principal lotada, mais de 800 participantes ouviram o testemunho da empresária, autora e palestrante britânica Tia Kansara, da Replenish Eart, especialista em cidades sustentáveis. O tema abordado foi as transformações que o blockchain pode trazer para cidades inteligentes.
 
“Em 2050, teremos 66% da população mundial vivendo em cidades. É quase o dobro da nossa realidade atual. Para os problemas multidimensionais que esse cenário vai gerar, precisamos de soluções tecnológicas multidimensionais. Nesse sentido, o uso de blockchains remove a necessidade de intermediários como instituições governamentais e bancárias no gerenciamento das relações entre pessoas e empresas”, detalha Kansara.
 
Esse sistema descentralizado, segundo a especialista, gera uma enorme quantidade de memória compartilhada na próxima geração da internet, que causará impacto nas cidades. “Cada interação que fazemos gera uma mudança permanente na rede, além de criar nossos avatares digitais, com todo nosso comportamento de usuários. Questões como IOT de Segurança, privacidade, novos modelos econômicos e combate a corrupção estão relacionadas a esta realidade de blockchain”.
 
Tia Kansara finalizou sua palestra com uma pergunta/provocação, que resume o sentimento dos debates da Smart City Expo Curitiba: se você tivesse um ouvido digital em cada prédio da cidade, o que gostaria de ouvir deste prédio?
 

Referência no país quando o assunto é sustentabilidade, o jornalista André Trigueiro, especialista em gestão ambiental, fez a palestra de abertura do segundo dia da Smart City Expo 2018, na manhã da quinta (1°). Apresentador e editor-chefe desde 2006 do programa “Cidades e Soluções”, da GloboNews, Trigueiro abordou a questão do futuro sustentável para as nossas cidades, sem o qual – segundo enfatizou – as soluções inteligentes e tecnológicas se tornam infrutíferas.
 
“A realidade municipal pelo Brasil está distante do conceito de smart city. Nossos municípios são pobres e inadimplentes, com prefeitos muitas vezes analfabetos funcionais sem equipes capacitadas para redigir os projetos, para solicitar os fundos existentes em Brasília. Nesse contexto, o planejamento inicial para estes municípios requer um diagnóstico de problemas, a reunião de pessoas capacitadas e a busca de recursos materiais e humanos”, destacou.
 
Engajando futuras gerações
 
Projeto de responsabilidade social realizado desde 2016 pelo iCities, em convênio com a Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba, o iCities Kids  também participou do evento. O objetivo desta ação social é a de promover a cultura de cidades inteligentes para as novas gerações ao atender cerca de mil crianças por semestre, oriundas das escolas municipais curitibanas.
 
“Nosso público são crianças de seis a onze anos, que participam de oficinas dentro de uma minicidade cenográfica inteligente e aprendem sobre temas como Robótica, Energias Renováveis, Gestão de Resíduos, Mobilidade e Cidadania. Acreditamos que a sensibilização de crianças é o primeiro passo para a geração de cidadãos conscientes e transformadores das cidades onde vivem”, afirmou André Telles, co-fundador, diretor do iCities e organizador do Smart City Expo.
 
O iCities Kids é coordenado pela professora Érica Nickel, especialista em trânsito e mobilidade urbana, pedagoga formada pela UFPR, com Mestrado em Educação pela PUC-PR, universidade onde leciona.  “Durante as oficinas a garotada aprende que todas as escolhas tem uma consequência, tanto enquanto indivíduos como também para a sociedade, no presente e no futuro. Trabalhamos para que os pequenos sejam seres humanos, profissionais e empreendedores capazes de criar alternativas inovadoras que tragam qualidade de vida para as pessoas”, pondera.
 
A ABES foi representada por Jamile Marques,  diretora de inovação e Fomento
  
 
Pela primeira vez no Brasil
 
O Smart City Expo Curitiba foi a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona, o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes, que reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países.
 
O evento teve a chancela da FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e contou com organização do iCities, apoio estratégico do World Trade Center Business Club e participação oficial da Prefeitura de Curitiba como anfitriã.
 
O Smart City Expo World Congress já ocorre anualmente em outras cidades ao redor do mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e recentemente em Buenos Aires (Argentina).

acesso rápido

pt_BRPT