Compartilhe

 

O Comitê de Risco e Segurança Cibernéticos da ABES identificou que usuários de diversas empresas brasileiras tiveram suas senhas comprometidas em um grande vazamento que ocorreu na dark web no dia 12/12, quando uma empresa de segurança localizou um arquivo com aproximadamente 1,4 bilhão de logins e senhas roubados. 
 
“Esse arquivo contém, basicamente, credenciais – par com endereço de e-mail e senha – utilizadas por usuários de serviços online, como o LinkedIn, Netflix, Last.FM, MySpace, Minecraft e outros. Entretanto, o grande problema deste caso está no fato de que boa parte das pessoas usa a mesma senha em outros serviços”, explica Roberto Gallo, PhD, coordenador do comitê e CEO da Kryptus Segurança da Informação. Os criminosos também sabem disso e usam este tipo de informação para realizar ataques.
 
Por isso, se o associado da ABES quiser saber se os colaboradores da sua empresa foram afetados, a Kryptus se disponibilizou a fazer uma busca gratuita nesse material. Basta enviar um e-mail para ciber@kryptus.com. “É importante identificar se existem usuários afetados em sua organização e solicitar que eles mudem suas senhas em todos os serviços críticos que utilizam, como internet banking”, completa Roberto.
 
Veja outra matéria sobre este vazamento aqui e o alerta realizado pelo presidente da ABES, Francisco Camargo, no artigo “O mundo virtual é tão perigoso quanto o real – os brasileiros precisam se conscientizar sobre segurança digital”.

acesso rápido

pt_BRPT