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Oportunidades são fundamentais para o crescimento dos negócios e apontam os caminhos para o futuro. A partir desta premissa, a ABES SOFTWARE CONFERENCE 2019, que ocorreu em 14 de outubro, em São Paulo, promoveu o painel “Mensurando Oportunidades e Negócios”, com a presença de Luciano Ramos, gerente de pesquisa e consultor do IDC, e a moderação de Francisco Camargo, presidente do conselho deliberativo da ABES.

Luciano Ramos recorreu aos dados da mais recente edição do Estudo de Mercado – Panorama e Tendências, publicado pela ABES e o IDC, que apontam para o fato de o Brasil ocupar o 7º lugar no ranking mundial de investimento em TIC e que o país vem gradativamente amadurecendo e transformando os investimentos em telecom, TI e infraestrutura, tornando-os mais significativos.

Para Ramos, mesmo em um cenário adverso, o mercado de TI, especificamente os segmentos de software e serviços continuaram ganhando espaço e investimentos. “As empresas estão buscando em TI soluções para a sua competitividade e ampliação dos negócios. Temos observado que empresas médias e grandes têm se movimentado para se qualificar ainda mais em TI”, explicou.

De acordo com Ramos, 2,3% do PIB no Brasil em 2018 foram destinados aos investimentos em TI. “No Brasil, a maior concentração de gastos em TI está no Sudeste com 60,4%, seguido pelo Sul com 13,3%. As empresas brasileiras têm desafios importantes para permanecerem competitivas dentro dos cenários local e global. Estes desafios impulsionam a transformação digital em seus múltiplos aspectos: liderança, omniexperience, informação, modelo de negócio e fonte de trabalho”.

Assim, a conclusão é de que a transformação digital gera grandes benefícios para os negócios, mas traz desafios importantes. “Entre os desafios, podemos pontuar o aumento da proximidade de TI com as áreas de negócios, em busca do engajamento delas no processo de transformação digital. É preciso adequar processos e modelos de negócios para que estejam alinhados com a estratégia de Transformação Digital e estabelecer um novo patamar de entregas, reduzindo tempo de lançamento de novas soluções e introduzindo níveis superiores de experiência para o cliente”, lista Luciano Ramos.

Em suas considerações finais, Luciano destacou que a transformação digital significa encontrar “novas formas de fazer negócios com as competências digitais e encontrar novas necessidades para potencializar o uso das informações existentes. Os dados e as aplicações, incluindo as de missão crítica, estão migrando para a nuvem e incorporando capacidades de Analytics e AI. Portanto, é necessário que os empresários repensem os seus investimentos para adequar suas negociações a esta realidade”, finalizou.

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