Compartilhe

Com apoio da Brasoftware, subsidiária da Petrobras conseguiu escalabilidade e melhor gestão

 

A recente migração de algumas aplicações para a nuvem da Microsoft fez a Transpetro economizar mais que a metade dos gastos com contratos de hosting. Além disso, a implementação do Microsoft Azure trouxe ganho de escalabilidade, independência e redução de custos para a transportadora marítima. “Nosso contrato teve, a princípio, uma redução aproximada de custos de 50% com a Brasoftware. Na virada de 2016 para 2017 durante a renovação, tivemos uma redução de outros 10%. Ou seja, reduzimos os custos em mais da metade em relação aos modelos de consumo anteriores à migração para o Azure”, contou Alex Poloni, Gerente Setorial de Infraestrutura de TI da Transpetro.
 
Empresa de logística e transporte que tem como principal cliente a Petrobras, a Transpetro é responsável pelo transporte marítimo do petróleo e derivados extraídos pela estatal brasileira. Com mais de 50 pontos de entrega distribuídos pelo país, a empresa tem sede no Rio de Janeiro e circula o combustível produzido pela estatal com uma frota aproximada de 45 navios.
 
O sistema operacional responsável por garantir o monitoramento eficaz de navios e a identificação de possíveis situações de perigo é o SAFE (Sistema de Acompanhamento da Frota e Embarcações). Coordenando sensores em cada navio que jogam dados da rota em um banco central, o SAFE passou a ser hospedado dentro da plataforma de nuvem do Microsoft Azure, implementado em parceria com a Brasoftware no final do ano passado.
 
Maior parceira e provedora de soluções da Microsoft no Brasil, a Brasoftware atuou em conjunto com a Transpetro na migração do sistema SAFE para o Microsoft Azure. O projeto inclui a migração para o Azure e a configuração das ferramentas de monitoração da Microsoft que dão total visibilidade ao time de Tecnologia da transportadora marítima sobre o consumo em tempo real.
 
“Fizemos a migração de servidores através da mudança da estrutura do banco de dados para a aplicação do Azure com os serviços de máquinas virtuais e de rede. O processo todo foi feito em tempo real, sem necessidade de desligar o serviço, algo previsto no escopo do projeto e premissa básica colocada pelo cliente, já que o SAFE é um sistema de missão crítica”, explicou André Oliveira, Gerente de Serviços da Brasoftware.
 
A migração do SAFE para o Microsoft Azure possibilitou ainda uma atuação mais independente da equipe da Transpetro na administração de seu ambiente.

 

acesso rápido

pt_BRPT