Compartilhe
A construção da maior cloud universitária da América Latina e a primeira no Brasil no segmento acadêmico já é realidade num projeto da USP. Seguindo exemplo de universidades estrangeiras que já adotaram modelos cloud, como Harvard e Massachussetts Institute of Technology (MIT), a Nuvem USP abriga serviços em três níveis: corporativo, educacional e científico, acessíveis também em dispositivos móveis e computadores terminais (thin-clients) instalados pelas unidades. Tudo monitorado por softwares de segurança e anti-spam, com customização do usuário, mecanismos de backup e recuperação.
 
O objetivo da USP é prover os serviços por meio de uma interface web, para que as unidades, departamentos e laboratórios possam gerir servidores, storage e rede através de um portal, de forma simples e ágil. A expectativa é  que os funcionários administrativos, docentes e pesquisadores tenham disponível uma plataforma que permita que eles mesmos possam criar ambientes computacionais sem qualquer morosidade burocrática ou em detrimento de compra, instalação física e ativação.
 
Com este planejamento, a Citrix apresentou uma solução que abrange desde o Sistema Operacional Hypervisor XenServer, conectado ao Cloud Platform, para a criação e disponibilização das máquinas para usuários, e o Cloud Portal, sistema Web para interação do usuário na Nuvem.
 
Conduzida pela Solve System, parceira Citrix, a implementação será realizada em dois datacenters e atende todas as unidades e áreas de ensino e pesquisa. A infraestrutura suporta os órgãos que centralizam os sistemas de computação da USP.
 
 “A adoção de meios eletrônicos em práticas pedagógicas presenciais, simultaneamente com a disponibilidade dos conteúdos educacionais na forma de mídias digitais, é uma realidade que deve ser considerada diante de uma geração de estudantes nativos digitais. A decisão de implantar um projeto dessa magnitude, pioneiro e arrojado, é uma das várias decisões estratégicas para fazer com que a USP tenha lugar cativo entre as principais universidades do mundo”, destaca o reitor João Grandino Rodas.
 
 

 

acesso rápido

pt_BRPT