Compartilhe


Mais de 50 representantes do poder público, empresários e executivos de 14 cidades do Brasil participaram de encontro na Câmara de Comércio Brasil Catalunha, em Barcelona, como parte do primeiro compromisso oficial da comitiva brasileira que participa da Barcelona Smart Week, semana dedicada a conhecer as inovações da capital catalã e a se aprofundar no tema de cidades inteligentes. Jamile Sabatini Marques, diretora de Inovação e Fomento da ABES, representou a entidade nessa missão internacional, promovida pelas empresas iCities e Global Business. “Em 2014, tivemos apenas 5 pessoas em nossa comitiva. Hoje, estamos em 50 e para ano que vem planejamos ter mais de 300 brasileiros no Congresso Mundial”, comentou o cofundador e diretor de novos negócios do iCities, Roberto Marcelino.
 
Joan Clos e Jamile Sabatini Marques

O encontro na sede do Foment del Treball Nacional, principal organização patronal da Catalunha, teve palestra de Joan Clos, ex-diretor executivo da ONU Habitat e ex-prefeito de Barcelona, que apresentou a Nova Agenda Urbana, uma série de diretrizes globais para estimular o desenvolvimento sustentável nas cidades a longo prazo. O compromisso surgiu após a 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). Clos também mostrou algumas das experiências quando comandou a cidade de Barcelona, considerada uma das cidades mais inteligentes do mundo.
 
Ele foi acompanhado pelo ex-presidente da IASP (Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação, na sigla em inglês), Josep Piqué, que também contou sua experiência como CEO do Bairro 22@, uma antiga área industrial totalmente revitalizada para se tornar um polo de inovação da cidade. No local, se instalaram empresas que realizam testes e pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras voltadas ao urbanismo, educação, mobilidade, sustentabilidade e que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos.
 

Em seguida, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, falou sobre os desafios e oportunidades do setor de smart cities no Brasil. Greca ressaltou os avanços que a capital paranaense vem desenvolvendo e como vem sendo fomentado o ambiente de inovação da cidade.
 
“Apostamos na ideia da inovação e estamos desencadeando um processo criativo sem precedentes, pois Curitiba tem o compromisso de melhorar a qualidade de vida de sua população com uma gestão moderna e inteligente”, afirmou ele, citando algumas das inovações da cidade como o Vale do Pinhão, o aplicativo Saúde Já, o Worktiba Barigui, e os Faróis do Saber e da Inovação.
 
“O grande objetivo da missão é aproximar os gestores e executivos de soluções e tecnologias que podem melhorar a qualidade de vida nas cidades por meio da inovação. Para isso, nada melhor que conhecer os exemplos de Barcelona, uma referência no tema de cidades inteligentes, e que já implementou diversas soluções que fazem a diferença na vida das pessoas”, explicou o cofundador e diretor de marketing do iCities, André Telles. 
 
 
 Visitas
 
Na tarde de segunda-feira (12/11), a comitiva conheceu o Barcelona Supercomputing Center – Centro Nacional de Supercomputac¸a~o (BSC-CNS) da Espanha. Eles viram como funciona a computac¸a~o de alto desempenho (HPC) e o gerenciamento do MareNostrum, um dos mais poderosos supercomputadores da Europa. O objetivo da visita foi demonstrar a importância estratégica de uma estrutura como esta para o desenvolvimento de pesquisas e projetos globais para a melhoria da qualidade de vida por meio da tecnologia.
 

No dia 13/11, os integrantes visitaram o Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, organizado pela FIRA Barcelona. A oitava edição do evento recebeu cerca de 18 mil pessoas de mais de 700 cidades de todo o mundo, além de cerca de 100 prefeitos, 400 palestrantes e 800 expositores, entre elas grandes empresas como Microsoft, Cisco, Huawei, Siemens, Bosch, SAP e MasterCard. Diversos países, incluindo o Brasil, têm espaços destinados a exibir soluções e inovações próprias.
 
“Barcelona e a FIRA Barcelona firmaram diversas parcerias entre cidades do mundo, que sediam os eventos regionais, e o Brasil é um grande centro de desenvolvimento de temas relacionados a cidades inteligentes. Curitiba, especialmente, é a cidade mais sensível e a que mais realiza ações inovadoras. Podemos considerar a cidade a capital das smart cities do Brasil”, afirma Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, lembrando sobre a realização do Smart City Expo Curitiba em 2018, sendo que a cidade abrigará também a segunda edição do evento no Brasil, que ocorrerá em 21 e 22 de março de 2019.

De acordo com Jamile Sabatini, o balanço da missão é muito positivo. “Fomos calorosamente recepcionados e mantivemos importantes conversas com membros da comunidade internacional que atuam em projetos e tecnologias para cidades inteligentes, visando gerar sinergias com as atividades da ABES e parcerias para nossos associados”, destacou a executiva.

acesso rápido

pt_BRPT