Compartilhe

A Votorantim acaba de concluir uma importante etapa na renovação da sua plataforma de ERP (Enterprise Resource Planning), o que permitirá o uso mais eficiente de grandes massas de dados (Big Data), com a utilização de uma nova plataforma da SAP, o SAP S/4 HANA.
 
Com 44 mil funcionários e atuando em mais de 20 países, a Votorantim possui o maior sistema integrado de SAP no mercado brasileiro, com 13 mil usuários, sendo um dos maiores clientes da empresa no país.
 
O processo de implementação do sistema SAP na Votorantim começou em 2005, com o Projeto Integra, que colocou em uma única base as informações de todas as empresas Votorantim. “Antes disso, cada uma das empresas usava um ERP diferente, com infraestruturas separadas. A integração possibilitou otimizar e racionalizar o potencial de todas as áreas”, afirma Eduardo Rey, gerente geral de Infraestrutura do Centro de Competência em TI da Votorantim.
 
Inovação com SAP S/4 HANA
 
A nova plataforma SAP S/4 HANA é uma solução de gestão de negócio em que todo o processamento das informações das áreas de negócio das organizações são realizadas em tempo real. “Ao adotar essa inovadora tecnologia SAP, a Votorantim dá um importante passo para estar ainda mais preparada para a nova exigência de mercado, de transformação digital”, diz Rebecca Pascuas, vice-presidente de Vendas de Manufatura da SAP Brasil.
 
O acesso mais rápido às informações para os usuários do sistema já é visto como vantagem pela Votorantim. Com o SAP S/4HANA, será possível definir estratégias comerciais mais eficazes e medir seus impactos no desempenho dos negócios; também será possível simular cenários que são impossíveis de traçar atualmente utilizando o cruzamento de dados de clientes ou comportamento de mercado.
 
A primeira etapa para a implementação do SAP S/4 HANA será concluída no primeiro semestre de 2016, com a instalação de novas máquinas. A capacidade atual de memória de 2,3 Tb, em tecnologia Power7, passará para 32 Tb com tecnologia Power8. As máquinas são IBM, outra empresa parceira de longa data da Votorantim, que acompanha as evoluções do ERP. A migração acontecerá gradualmente nos meses subsequentes à instalação.
 
“Para gerenciar enormes quantidades de dados, é essencial ter uma infraestrutura de TI que permita rodar todas as cargas de trabalho analíticas de forma eficiente. O IBM Power8 foi desenvolvido desde sua concepção para ambientes de Big Data e Analytics. A combinação do Power8 com o SAP HANA dá à Votorantim a tecnologia que a empresa precisa para suportar seus planos de crescimento e expansão dos negócios, com os mais altos níveis de velocidade, estabilidade e segurança”, comenta Anibal Strianese, diretor de Soluções para Servidores da IBM América Latina.
 
A implantação da solução da SAP será finalizada até o primeiro trimestre de 2017. Concluído o esforço, a empresa iniciará a implantação do S4/HANA que trará ainda mais funcionalidades.
 
Acelerar a inteligência de dados e a gestão de informações amplia a vantagem competitiva da Votorantim, possibilitando a geração de relatórios e análises complexas em tempo reduzido. “Seremos uma das primeiras empresas brasileiras preparadas para o SAP S4/HANA. Isso nos ajudará, inclusive, a aprimorar o sistema de prevenção de fraudes”, explica Rey. “O mais importante é que toda essa evolução está preparando a companhia para o futuro”, completa.

acesso rápido

pt_BRPT