Compartilhe

A Vtex, uma das cinco maiores empresas de cloud software para varejo no mundo, está lançando dois serviços: o Vtex Open API, que permite que a área de TI dos clientes faça programações e desenvolva extensões em cima da plataforma Vtex, e o Vtex Master Data, um database service focado em operações de varejo que permite a modelagem de inúmeras soluções não nativas na plataforma como, por exemplo, sistema de fidelidade, customizações de B2B, especificidades do modelo de grocery (supermercados), lojas fechadas como clubes, venda recorrente entre outros.
 
Desde 2013, a Vtex optou por um modelo de negócio que trabalha com uma rede de parceiros para implantar, evoluir, dar suporte e vender sua plataforma. Assim, criou um ecossistema de desenvolvedores e empresas especializadas. "A Vtex é uma plataforma de software na nuvem que permite a qualquer desenvolvedor ou empresa de soluções para o varejo criar ou integrar soluções à plataforma e, cada vez mais, os clientes exigem soluções locais e especializadas", explica Mariano Gomide de Faria, um dos fundadores e coCEO.
 
A plataforma de e-commerce Vtex é a composição de 33 sistemas apartados que possuem contratos de serviço entre eles. A infraestrutura da plataforma é modularizada e baseada na AWS. Um sistema de alta escala de propriedade da Vtex ajusta a infraestrutura de acordo com a demanda de cada módulo. A maioria dos dados da Vtex está armazenada em base NoSQL, onde a escala é feita de forma horizontal fazendo com que na prática a escala seja praticamente infinita.
 
"Com o sistema modularizado, a Vtex permite que grandes corporações contratem a plataforma e estendam os serviços com tecnologia e IP próprio. Assim, ganham o melhor dos dois mundos: a velocidade e a capacidade de inovação do modelo Cloud e a garantia de propriedade intelectual sobre módulos que acreditam ser estratégicos", reforça Mariano.
 
Controlada por dois engenheiros mecânicos brasileiros, a Vtex obteve um crescimento exponencial nos últimos anos. Atualmente, possui mais de 1600 lojas em sua plataforma em 16 países. A rede de soluções integradas a plataforma já passa de 200 empresas.
 
"Nosso objetivo é permitir que clientes ao redor do mundo possam contratar soluções de empresas especializadas de parceiros que por muitas vezes por seu tamanho não conseguiriam vender para estas corporações. Na prática estamos democratizando a venda de apps integradas a Vtex para nossos clientes”, afirma Mariano. “É uma grande oportunidade para todos os desenvolvedores que queiram montar sistemas e aplicações para ecommerce. Nosso foco será cada vez mais evoluir os serviços da Vtex (Vtex Open API) e o Vtex Master Data e deixar que a solução final seja concebida e criada por desenvolvedores do mercado", finaliza.
 
Automatização reversa do varejo
A Yami Consultoria, uma das pioneiras em desenvolver soluções baseadas em plataforma Vtex, lançou uma solução integrada a Vtex Master Data que automatiza a reversa do varejo, diminuindo o custo operacional dos lojistas.
 
De acordo com Rafael Bertoli, sócio diretor da empresa, o Vtex Master Data permite que se faça em um quinto do tempo soluções integradas a plataforma. "Podemos focar na solução de negócio e toda questão de dados e infraestrutura o Vtex Master Data se responsabiliza por nós", comenta Bertoli

acesso rápido

pt_BRPT