Pesquisadores das USP e executivos discutirão sobre o futuro da urbanização, cidades inteligentes e globais no próximo dia 5 de agosto

São Paulo, 3 de agosto de 2020 – A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software realizará mais um webinar da série "Novos Tempos" e, desta vez, pesquisadores e engenheiros de grandes empresas do Brasil irão debater sobre urbanização e como a tecnologia pode ajudar a solucionar questões de meio ambiente e sociedade. O acontece no dia 5 de agosto, às 14h30. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.sympla.com.br/ABESSOFTWARE e a participação é gratuita.

"A urbanização em larga escala trouxe graves problemas para o meio ambiente. Pensando nisso, a ABES abre espaço para debater as questões de sustentabilidade, mudanças climáticas, planejamento urbano, meio ambiente, e qual o papel da tecnologia no desafio de neutralizar e reverter esse processo", explica Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Para debater esse tema, a ABES convidou o gerente de tecnologia da Logicalis, Fabio Jardim e o engenheiro técnico de contas da Intel Brasil, Fabiano Sabatini. Também estarão presentes os pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) Debora Sotto, Marcelo Nery e Tatiana Tucunduva P. Cortese e o diretor do Instituto de Biociências da USP Marcos Buckeridge. O webinar terá a mediação da jornalista Roxane Ré, apresentadora e editora do Jornal da USP no Ar.

SERVIÇO:

Novos Tempos: A Vida nas Cidades
Data: 5 de agosto
Hora: 14h30
Inscrições: http://www.sympla.com.br/abessoftware

Convidados

Debora Sotto – Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais e Procuradora do Município de São Paulo.

Fabiano Sabatini – Engenheiro Técnico de contas da Intel Brasil. Com experiência em engenharia eletrônica e TI, é um dos responsáveis por identificar oportunidades e desenvolver soluções utilizando as últimas tecnologias da Intel.

Fabio Jardim – Gerente de tecnologia especializado em desenvolvimento de soluções de Internet das Coisas (IoT) na Logicalis. Atuou como engenheiro de sistemas, engenheiro de telecomunicações e atualmente é responsável pelo time de desenvolvimento de hardware e software.

Marcelo Nery – Pesquisador Colaborador do Instituto de Estudos Avançados – programa USP Cidades Globais e Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Estudos da Violência da USP – CEPID-FAPESP.

Marcos Buckeridge – Professor Titular do Instituto de Biociências da USP, Diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. No IEA, é coordenador do Programa USP Cidades Globais.

Tatiana Tucunduva P. Cortese – Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais. Professora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS.

Moderação
Roxane Ré
– Jornalista por 15 anos da Rádio CBN, além da Rádio e TV Cultura e Rádio Estadão ESPN. Desde 2017, é apresentadora e editora do Jornal da USP no Ar. Em 2008 e 2009, recebeu o prêmio Troféu Mulher Imprensa como Melhor Âncora de Rádio.

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de 63,7 bilhões em 2019.

Acesse o Portal ABEShttp://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

ABES – Contatos para a imprensa:
Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

acesso rápido

pt_BRPT
pt_BRPT en_USEN