Compartilhe

Balanço semestral de monitoramento da ABES aponta queda no número de anúncios removidos, resultado de programa de proteção à propriedade intelectual que tem a associação como membro fundador 

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software removeu da web, no primeiro semestre de 2020, 37.352 anúncios, links e sites com conteúdos que davam acesso a arquivos que violam o Direito Autoral e a Propriedade Intelectual dos associados da entidade. A ação acontece desde 2005 e é realizada por meio do trabalho de Monitoramento da Internet da associação. Com isso, a ABES já conseguiu derrubar mais de 733 mil conteúdos ilegais desde o início do monitoramento.

O balanço deste ano aponta uma redução de aproximadamente 15% em relação ao mesmo período em 2019. “Essa queda está relacionada ao PPPI – Programa de Proteção à Propriedade Intelectual, do Mercado Livre, o qual ajudamos a fundar há 18 anos. A eficiência deste programa fez com que a oferta de anúncios ilegais contendo software no site caíssem drasticamente neste período”, explica Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

O PPPI é um importante componente do objetivo da ABES, que é assegurar aos nossos associados, um ambiente de negócios propício à inovação, dinâmico, competitivo globalmente, e principalmente ético. Totalmente alinhado ao propósito da entidade, de contribuir para a construção de um Brasil digital e menos desigual, complementa Fücher.

Até junho deste ano, a ABES contabilizou 20.089 links removidos por violarem os direitos de propriedade intelectual. Foram retirados do ar 17.210 anúncios que promoviam produtos piratas. Além disso, a entidade foi responsável por derrubar 58 websites que ofereciam downloads ilegais de software.

A associação faz um monitoramento contínuo da internet e notifica diretamente os próprios portais de e-commerce e os provedores de acesso. Esta ação tem o objetivo de proteger os consumidores, que podem estar expostos a vírus, malwares e sequestro de dados. Também protege o consumidor que pode estar infringindo as leis brasileiras de propriedade intelectual sem saber. Empresas Associadas à ABES podem contar com esse serviço de monitoramento gratuitamente encaminhando eventuais conteúdos ilegais para o Setor de Monitoramento de Internet.

Veja abaixo os números de 2020:

Sobre a ABES

ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a ABES busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia. Atualmente, a entidade representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 22 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 208 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de 63,7 bilhões em 2019.

Acesse o Portal ABES – http://www.abes.org.br ou fale com a Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

ABES – Contatos para a imprensa:

Weber Shandwick Brasil – abes@webershandwick.com

 

acesso rápido

pt_BRPT