Research, proposals and opinions

Como parte dos seus objetivos de trabalhar para reivindicar os pleitos do segmento e atuar em defesa dos interesses dos seus associados e da Indústria Brasileira de Software e Serviços, a ABES promove e apoia a realização de propostas, estudos e pesquisas de interesse setorial, além de solicitar pareceres jurídicos sobre assuntos relevantes, que impactam na condução dos negócios e no desenvolvimento das empresas.
 
Os documentos resultantes destas iniciativas estão disponíveis para consulta nos links abaixo. Sinta-se à vontade para acionar a Central de Relacionamento ABES a fim de sugerir tópicos que contribuam para a ampliação deste serviço.
 
  • Resultado da pesquisa realizada no Brasil sobre aceitação universal de caracteres em nomes de domínios de sites, que foi apresentado na reunião da ICANN – Internet Corporation for Assigned Names and Numbers, entidade que coordena a Internet no mundo. Os sites mencionados foram selecionados de forma aleatória. Este estudo faz parte de um projeto global da ICANN. Por meio do Universal Acceptance Steering Group (UASG – Grupo de Direcionamento da Aceitação Universal), que coordena a transição para a aceitação de caracteres não latinos para nomes de domínios da internet, como caracteres árabes, chineses, cirílicos (Rússia), gregos etc. Clique on here para fazer download.

 

  • Pesquisa sobre acessibilidade realizada pela ABES junto aos associados em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura Municipal de São Paulo. Resultado divulgado em outubro/2018. Clique on here para fazer download.

 

  • Este documento é um resumo executivo do estudo “O Futuro na Economia Digital”, que lista prioridade e políticas públicas sugeridas para que o Brasil atinja sua “Independência Digital” já em 2022, ano que marca os 200 anos da Independência do Brasil. O documento, que foi divulgado na 8ª edição da ABES SOFTWARE CONFERENCE, realizada em 20/08/2018, e entregue aos candidatos à Presidência da República. Ele foi elaborado pelo Think Tank Brasil 2022, composto por alguns dos mais influentes nomes do setor de TI: Dra. Deana Weikersheimer, professora da FGV e advogada com ampla atuação na área de software; Dra. Dorothea Werneck, ex-ministra da Indústria e Comércio e do Trabalho; Marcelo Pagotti, ex-secretário da SETIC no Ministério do Planejamento; Patricia Pessi, ex-diretora de Governo Eletrônico na SLTI (hoje SETIC) do Ministério de Planejamento; Rodolfo Fucher, ex-diretor de Políticas Públicas da Microsoft; e Vanda Scartezini, engenheira e conselheira da ABES, ex-secretária de Política de Informática [SEPIN, atual SEPOD] do MCTIC e ex-secretária de Tecnologia Industrial [STI] do MDIC. Três outros executivos da ABES colaboraram na revisão do estudo: Francisco Camargo, Presidente; Anselmo Gentile, Diretor Executivo e Manoel Antônio Dos Santos, Diretor Jurídico. Clique on here para fazer download.

 

  • A ABES realizou  a Pesquisa de Acesso a Financiamento, entre setembro e outubro de 2016,  junto a empresas de tecnologia de todas as regiões do país,  com o objetivo de entender como essas companhias têm se refinanciado no mercado brasileiro. Clique on here para fazer download.

 

  • ABES promoveu, entre os meses de setembro/outubro de 2015, uma pesquisa sobre SaaS (software como serviço), conduzida pelo comitê temático da entidade. Este é o primeiro estudo dedicado ao segmento no Brasil, que tem como objetivos avaliar o grau de maturidade das companhias brasileiras que oferecem soluções na nuvem e fomentar a inovação. Se você é associado ABES, click here para acessar a íntegra da pesquisa. Caso não seja, preencha o formulário de cadastro neste link e faça download dos resultados desse estudo, um conteúdo valioso para os empresários e empreendedores do setor. A reprodução do material é permitida, desde que a fonte seja citada.

 

  • “Por um Brasil Digital e Competitivo”, plano elaborado pela ABES, Assespro, Brasscom e Sindpd e entregue aos candidatos à presidência e a outros cargos públicos nas eleições de 2014. O documento apresenta ações com o objetivo de estimular o desenvolvimento do mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação. Clique on here para fazer download.

 

 

 

 

 

en_USEN
en_USEN pt_BRPT